segunda-feira, junho 12, 2017

Cidades & Soluções: Festas juninas - Coluna Roberto Oliveira


A crise econômica que vive o país não é o suficiente para barrar a realização de festas juninas em cidades que usam estratégias inteligentes, garantindo assim, a tradição típica principalmente do Nordeste. Hoje venho apresentar uma solução que vem do Recife e de várias outras cidades brasileiras que buscam apoio na própria comunidade para promover suas festividades.


PROJETO EU AMO MINHA RUA

Trata-se de um o concurso exclusivamente cultural sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes. Poderão participar do Concurso Cultural Eu Amo Minha Rua, todos os logradouros da Cidade do Recife, através de um representante legal, designado pelos moradores do mesmo. Este ano, as ruas deverão estar com os seus cenários juninos decorados na rua até o dia 16 de junho de 2017. Ano passado a grande vencedora foi a Rua Vertentes dos Lírios foi eleita a mais enfeitada da cidade pelo Eu Amo Minha Rua e ganhou uma festa com apresentação de Azulão, Forrozão Capim com Mel e Faringes da Paixão.

Rua Vertentes do Lério (Foto: JC Online)

Muitas cidades estão se limitando a concursos de quadrilhas juninas e todos os anos fazem um São João espetacular como é o caso de Afogados da Ingazeira que promove o 5º Concurso Regional de Quadrilhas Juninas. Organizada pela Secretaria de Cultura e Esportes da cidade, a competição irá premiar a melhor quadrilha com R$ 3.300. E também Maceió-AL através do 16º Concurso de Quadrilhas Matutas que será realizado este ano. Cerca de 15 escolas da rede municipal participarão da programação que, além das quadrilhas matutas, também terá apresentações de coco de roda. Os critérios julgados na competição serão originalidade, desempenho, animação, marcação e pontualidade.

Quadrilha Junina de Afogados da Ingazeira. (Foto: G1)

OPINIÃO


Petrolândia sente esta necessidade de identidade cultural desde sua transferência para esta nova localidade. Uma solução para falta de dinheiro está na participação popular para a realização de eventos como estes. Uma boa solução é incentivar o surgimento de presidentes e comissões de quadras e ou de ruas onde poderiam se elaborados de ornamentação e festividades destas localidades. Todo orçamento poderia ser alcançado através de rifas, bingos e ou sorteios que esta comissão formada promoveria ao logo do mês de Abril ou Maio e realizando o projeto no mês das festas juninas. A prefeitura Municipal de Petrolândia poderia incentivar através de um concurso de Rua mais bonita como ocorre no Recife, por exemplo. A premiação poderia ser um show de uma banda de forró da cidade e ou uma placa posicionada na rua, indicando a sua primeira colocação naquele evento. Dando incentivo para cada ano aumentar a qualidade deste evento, sem falar que se poderia também fazer um concurso de quadrilhas juninas com premiações significativas até o quinto lugar, por exemplo. O gasto seria irrisório para a prefeitura, sem falar que poderia ter uma participação do setor privado o que tornaria uma festa grande com custo zero.

Roberto Oliveira/Cidades & Soluções

Nenhum comentário:

Postar um comentário