domingo, junho 18, 2017

Câmara Municipal de Salgueiro divulga ata da 21ª sessão realizada no dia 16


A Câmara Municipal de Salgueiro divulgou a ata da sessão ordinária realizada na última sexta-feira (16). Confira, abaixo, na íntegra.


21ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA 2017/2020 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO SALGUEIRO-PE.

Aos dezesseis (16) dias do mês de junho do ano de dois mil e dezessete, às dez horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro – situada à Praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, nesta cidade do Salgueiro, Estado de Pernambuco, realizou-se a Vigésima Primeira Reunião Ordinária do Primeiro Período da Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, sob a Presidência do Vereador Auremar Carvalho, assistido pelos secretários/vereadores Antônio Pires, 1º Secretário Ocasional e Maria da Paz Soares, 2ª Secretária. Estiveram presentes os Vereadores Olavo Bruno Filgueira, Pedro Pereira, Erivaldo Pereira, José Carlos Parente, Veronaldo Gonçalves, George Arraes, André Luiz Alves Neves, Ednaldo Barros, Hercílio de Alencar, Eliane Alves e Augusto Matias. Ausência justificada do Vereador Flávio Barros. Havendo quorum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão “sob as bênçãos de Deus” e convidou a todos para de pé, entoar o hino do Salgueiro, como é de praxe. Foram apresentados e discutidos Projetos de Lei, requerimentos, moções e indicações de extrema relevância para nosso
município.


O vereador, André Luiz A. de Souza, apresentou um Projeto de Lei , onde modifica o nome da Rua Panamá, no loteamento Jardim América, para Rua Dr. José Filgueira Duarte e dá outras providências.

O vereador, Professor Hercílio de Alencar Carvalho, apresentou Moção onde formula votos de aplausos aos Ministros do TSE: Herman Benjamin, Luiz Fux e Rosa Weber, que voltaram pela lei, na cassação da chapa Dilma- Temer. O mesmo também requer ao Exmo. Sr. Prefeito, que faça gestão, no sentido de promover melhorias no campo de futebol do Sítio Mulungu. Solicitou ao Prefeito, que ordene a secretaria de obras, no sentido de promover a pavimentação da Rua Antônio Elizeu Vasconcelos, Bairro Nossa Senhora das Graças. Indicou também, ao prefeito, que faça gestão tendo em vista o difícil acesso de trafego na Rua Prof. Manoel Leite, centro, por conta do constrangimento de carros estacionados nas duas vias. Solicitando assim, ao DTTRANS que organize os carros para que os mesmo estacionem em uma única via. Requisitou através de outra indicação ao Exmo. Sr. Prefeito , que faça gestão a secretaria de desenvolvimento social, no sentido de promoção de políticas publicas para os nossos idosos 3ª idade, em todo município.

A Vereadora Paizinha Patriota, apresentou alguns requerimentos, ao secretário de desenvolvimento rural, o Sr. Juliano Barros, junto a CODEVASF pedidos de alevinos como (tilápia, carpas e tambaqui) para que seja realizado peixamento dos açudes do DNOCS e o açude dos Algodões, bem como os açudes de menor porte localizados na zona rural do município. Solicitou também para que seja encaminhado ao Deputado Gonzaga Patriota, para intervir junto ao diretor geral do DNOCS, Ângelo José Nogueira Guerra e ao Ministério da Integração, pedido de tamponamento para o reservatório Boa Vista. A mesma solicitou ao Senhor Prefeito do Município Clebel Cordeiro, junto ao Secretário de desenvolvimento urbano e obras o Sr° Maurilio Sampaio o calçamento da Travessa Engenheiro Valmir Campos próximo ao Posto Caravam no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

O vereador Auremar de Carvalho Barros, solicitou ao Exmo. Sr. Prefeito Clebel Cordeiro, junto a secretaria que compete, para que seja feito dois quebra molas para a Rua Jose Lopes de Carvalho e Silva no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

O vereador Olavo Bruno Tenório Filgueira, apresentou algumas solicitações através de requerimento e indicação, solicitou ao Excelentíssimo Senhor Clebel Cordeiro, Prefeito e ao Senhor Orlando Parente Secretário de Obras, para que seja feita uma reforma na quadra do riachinho e que a transforme em uma praça multicultural e esportiva, para a comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida (conhecida por Riachinho).

O vereador Erivaldo Pedro Pereira, apresentou um requerimento e uma indicação, Solicitando ao Exmo. Senhor Prefeito Clebel Cordeiro, que interceda junto ao Secretário Sr. Francisco Antônio Souza Papaléo da Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco para viabilizar o estudo e possível instalação de novos semáforos em outras ruas da cidade que seguem em destaques. Rua Maria Nogueira Sampaio e Av. Agamenon Magalhães; Rua Maria Nogueira Sampaio, Rua Carlos Soares de Brito; Rua Presidente Getúlio Vargas, Rua Poeta Levino Neto; Av. Aurora de Carvalho Rosa, Rua José Vitorino de Barros; Rua Coronel Romão Sampaio e Rua Epitácio Alencar. O mesmo indicou ao Prefeito o Senhor Clebel Cordeiro e ao Secretário de Serviços Públicos Orlando Parente, que sejam colocadas placas de identificação nas ruas da nossa cidade, como também de identificação dos bairros.

O Vereador Augusto Matias, ocupou à Tribuna. Falou da beleza que foi a trezena de Santo Antônio. Relatou da passeata realizada ontem pela igreja Católica em homenagem ao dia do “corpo de Cristo”, e da intensa participação popular. Informou que foi candidato sete vezes, sendo eleito por cinco vezes, discorreu sobre seu trabalho político no Município. Criticou a situação política em que se encontra o País. Falou da conjuntura política para se realizar um trabalho político, onde o gestor jamais consegue realizar um trabalho sozinho. Falou do trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado.

O Vereador Ednaldo Barros, ocupou à Tribuna. Relatou a importância do trabalho do Vereador e do trabalho diária realizado nos mais diversos locais e com mais diversos atos e missões. Falou da importância dos meios digitais como forma de manifestação da população, de apresentar os reclames e necessidades. Relatou ser o Vereador o político mais próximo da população. Fez colocações em relação ao sonho dos moradores do residencial Santo Antônio em adentrar e utilizar de fatos as moradias ali construídas. Criticou a burocracia na regularização de ações e processos públicos que venham a beneficiar a população. Relatou que no próximo ano haverá eleição, e da importância do eleitor ter liberdade de consciência para escolher o melhor candidato para lhe representar. Parabenizou a comunidade católica pela bela manifestação cultural em razão do dia do “corpo de Cristo”.

O Vereador Veronaldo Gonçalves, ocupou à Tribuna. Criticou o descaso com a saúde do Município, em que insumos básicos estão faltando nos postos de saúde. Relatou que a necessidade primordial do Município não é ambulâncias mais sim boas prestações de serviços de saúde pública. Parabenizou os jovens de Umãs pela manifestação do dia de “Corpus Crhisti”.

O Vereador George Arraes, ocupou à Tribuna. Parabenizou a Diocese de Salgueiro, nas pessoas de Padre José Nilton e Bispo Dom Magnus, pelo belo trabalho e organização nos festejos de Santo Antônio. Agradeceu ao Vereador Ednaldo Barros pelos esclarecimentos quanto ao trabalho do Vereador. Falou de seu trabalho em prol do Município, em que entende que cobranças são devidas, faz parte do papel do Vereador. Relatou a necessidade de se cumprir o programa de governo apresentado para que possa atender aos anseios do povo. Relatou a importância do São João com artistas da terra, com a valorização dos artistas locais. Parabenizou o Secretário Felipe Sampaio pelo seu trabalho frente a Secretaria de Saúde, mais entende que como Vereador deve apresentar e fiscalizar os reclames populares, onde entende que melhorias devem ser implementados no CAPS do Município. Parabenizou ao Secretário de Cultura, Sr. Henrique Sampaio, pelos eventos realizados no Município, ao passo em que pede melhorais na biblioteca pública do Município. Relatou entender necessário ao parlamentar buscar a implementação de melhorias com os Deputados e demais representantes da região e do nosso Estado.

A Vereadora Eliane Alves, ocupou à Tribuna. Relatou a alegria do povo nordestino, do sertanejo em especial, pelo período junino que se apresenta e se aflora, pelas tradições e cultura do sertanejo. Falou a importância do ritmo forró e da geração de renda direta e indireta advindo do período festivo do mês de junho. Relatou que o Município de Salgueiro nos últimos meses não tem muito o que comemorar. Relatou o descaso com as políticas públicas, e, em especial, com a cultura do Município. Relatou a importância do financiamento, do patrocínio e fomento da cultura, que dependem do aporto público para ser aprimorado e bem apresentado para todos. Relatou o descaso que vem ocorrendo com o Município o que acaba trazendo descrédito a toda a população que anseia por investimentos e melhorias na região. Relatou Municípios menores que se programaram melhor para a realização de um São João digno. Relatou a importância de se valorizar os políticos da terra e não exigir que se “tome benção” a políticos de outras localidades. Criticou políticos de outras regiões que vem querer sugar a força e vitalidade do Município de Salgueiro.
O Vereador Pedro Pereira, ocupou à Tribuna. Falou do apoio da Secretaria Municipal ao São João que será realizado nos Distritos. Falou do São João do Sítio Santana, da Escola Maria Dalva e de outras localidades da zona rural do Município. Relatou a aquisição de dois tratores para a região do Pau Ferro e do Poço da Pedra, Conceição das Crioulas, a partir do trabalho do Deputado Federal Gonzaga Patriota. Relatou que a ambulância está sendo entregue nos próximos dias após a solução de alguns pequenos detalhes quanto ao ar condicionado do veículo. Relatou que a máquina perfuratriz será adquirida após a aquisição de dois veículos apropriados para o transporte do equipamento. Parabenizou a Igreja Católica, pela manifestação do dia de “Corpus Crhisti”, em especial a comunidade de Umãs e a Cidade de Salgueiro.

O Vereador José Carlos Parente, ocupou à Tribuna. Falou do Residencial Santo Antônio, e da emblemática que envolve a liberação das casas para os moradores. Falou da necessidade de melhorias no CAPS do Município, para bem atender a população local. Falou de melhorias e investimentos que só podem ser realizados através de Emendas Parlamentares de Deputados Estaduais e Federais. Criticou a quantidade de candidaturas a Deputados na região. Falou da crise política nacional.

O Vereador Antônio Pires ocupou à Tribuna. Agradeceu ao Sr. Hélio Júnior pelo bom atendimento e serviço deferido aos seus pacientes e a este Vereador. Fez uma reconstrução da história política do País a partir do Governo de Fernando Collor. Falou do trabalho do ex Presidente Lula e da ex Presidenta Dilma, para refletir que nenhum político faz um trabalho sozinho. Relatou a importância do político fortalecer a base para se construir um trabalho sólido. Relatou que um bom político é aquele que está com o povo, de modo que se deve ouvir as periferias, o centro e toda a população.

Nada mais havendo a tratar, nem matéria a deliberar, o Sr. Presidente declarou encerrados os trabalhos, agradecendo a todos os Vereadores presentes, desejando a todos um São João cheio de paz.

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário