sexta-feira, maio 12, 2017

Serra Talhada recebe projeto que mostra trajetória do Cangaço

Projeto remonta história do cangaço (Foto: Assessoria/Divulgação )

Neste sábado (13) a cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, recebe o projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”. A ação na terra natal do cangaceiro Lampião, terá início às 8h30 indo até 17h, no Museu do Cangaço. O projeto é direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas do Sertão do Pajeú.

Além de conhecer a história, os estudantes e professores terão a oportunidade de vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e o bando. De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais de Serra Talhada para que a história do sertão pernambucano seja valorizada.

“Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que possuem total conhecimento dos fatos”, afirma ela. O ponto de partida da aventura será o Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião.
Nesse percurso, o grupo irá conhecer o roteiro “Nas Pegadas de Lampião”, que passa pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família de Virgulino e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), a Casa Grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e encerra, voltando para o Sítio.

Na cidade, a visita começa na Praça Agamenon Magalhães, que originou o município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Depois, o grupo segue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVII, a Casa do Artesão (ateliês de artistas plásticos), e a Casa da Cultura de Serra.

As escolas visitarão também o Museu do Cangaço, o maior do gênero do Brasil, que funciona na antiga estação ferroviária e que tem relíquias do personagem sertanejo (Lampião), como utensílios domésticos, armas usadas, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, volante (era como chamava a polícia que perseguia Lampião).

Serviço
Projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”
Local: Museu do Cangaço, na Vila Ferroviária (antiga estação de trem), s/n - São Cristovão, Serra Talhada
Horário: 8h30 às 17h

Ascom Fundação Cultural Cabras de Lampião

Nenhum comentário:

Postar um comentário