quinta-feira, maio 11, 2017

Seminário em Garanhuns impulsiona criação dos Comitês dos rios Mundaú e Paraíba do Meio

Fotos: Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) continua sua colaboração com vistas a criação do comitê dos rios Mundaú e Paraíba do Meio, localizados entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Para isso, o presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, participou do I Seminário de Cooperação Técnica entre Alagoas e Pernambuco para Uso e Preservação das Águas dos Rios Mundaú e Paraíba do Meio, no dia 27 de abril, em Garanhuns (PE), com o objetivo de criar os Comitês de Bacias.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, fez uma apresentação sobre a experiência do colegiado na gestão de bacias. Ele aproveitou o momento para reforçar que somente a criação de um Comitê, aliado à implementação de uma gestão verdadeiramente participativa e compartilhada das águas comuns, pode salvar os rios Mundaú e Paraíba do Meio. “Devido ao alto grau de deterioração que já chegou aos limites do impensável”, diz.

A preocupação de Miranda foi comum a vários participantes do Seminário, dentre eles Gustavo Carvalho, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (Semarhn) e o professor João Paulo Leitão, que falou em nome da Agência Pernambucana de Águas (Apac), os quais prometeram todo apoio às comissões de mobilização que estão se replicando nos municípios, tanto do lado alagoano, como do lado pernambucano.

Conduzido pelo professor Marcos Renato, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Seminário de Cooperação Técnica, cuja organização contou com forte apoio do gerente local da Companhia Pernambucana de Águas, Neemias Melo, contou com painéis sobre “A situação Ambiental dos rios Mundaú e Paraíba do Meio”, apresentado pela professora Marina de Sá Leitão, da Universidade de Pernambuco (UFPE), “Manejo de Bacias Hidrográficas”, apresentado pelo professor doutor Vicente de Paulo, da UFRPE, e “Conflitos de Usos das Águas” pelo professor Valmir Pedrosa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante o evento, o presidente do CBHSF também representou o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), do qual é vice-presidente.

Delane Barros/Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário