quinta-feira, maio 25, 2017

ProRural leva novas tecnologias para o Campo


A energia solar vai trabalhar em benefício das 22 famílias da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Sol Nascente, no município de Bonito, Agreste de Pernambuco. No projeto de implantação de sistema de abastecimento de água são utilizadas placas fotovoltaicas, para gerar energia que bombeia a água para as residências dos agricultores familiares. O projeto tem financiamento do Governo do Estado, através do ProRural, com verba do Banco Mundial.

A tecnologia inovadora no meio rural foi orçada em aproximadamente 125 mil, e vai contribuir para colocar água potável para o consumo diário em todas as casas dos produtores. Além disso, o uso de energia limpa, renovável e sustentável e de baixo impacto ambiental traz outros benefícios para os moradores como a capacidade de renovação e redução das emissões de fases de efeito estufa, entre outras. A gestão do abastecimento ficará com os próprios beneficiários que passam a pagar uma taxa de R$ 10 pelo consumo.
A comunidade atendida pelo projeto está localizada perto de mananciais, mas não tinham o recurso com tanta facilidade. Para muitos moradores, como o agricultor Fernando Aquino, era preciso fazer um percurso de 1 km para buscar água para sua família de cinco pessoas. “O projeto muda completamente as nossas vidas. Passei 25 anos carregando água na cabeça, mas com o sistema a água chega na torneira”, festeja.


ProRural - Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário