quarta-feira, maio 31, 2017

Projeto de horta em escola pernambucana é premiado no México

Ciência Jovem: Projeto agora vai participar de feiras internacionais em Porto Rico e Argentina (Fotos: SECTI-PE/Divulgação)

Único representante brasileiro no México entre sete representantes latino-americanos, o grupo do Educandário Tércio Correia, de São Vicente Férrer, foi premiado no Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, realizado de quinta a sábado (24 a 27 de maio). A conquista leva a equipe da zona da Mata pernambucana a outras duas Feiras Internacionais no ano que vem: em Porto Rico e na Argentina.

No ano passado, eles foram vice-campeões na 22ª Ciência Jovem, Categoria Iniciação à Pesquisa, e ganharam a credencial para participar da Feira mexicana. O professor Flávio Cavalcanti e os alunos Jessé Alves e Heitor Costa representam um grupo de treze alunos do 5º ano Fundamental que cultivou uma horta escolar durante dois anos. Além disso, os produtos colhidos entraram no cardápio da escola e embasaram um trabalho de reeducação alimentar.
O PROJETO – Na primeira etapa, o projeto envolveu a preparação do terreno, mobilização das turmas, plantação e manutenção da horta. Cada problema que surgia envolvia pesquisas para a busca de soluções. Foi o caso do ataque de formigas: “Pesquisamos e utilizamos dois inseticidas naturais. Aplicamos fumo e borra de café nas laterais e borrifamos as folhas com arruda”, diz o professor Flávio Cavalcanti.

Já para resolver o problema do solo seco, os estudantes fizeram uma composteira: “Usamos fezes de animais, cascas de frutas e folhas secas”, explica Jessé. Sementes e mudas vinham da contribuição dos alunos que moravam nas áreas rurais: coentro, cebolinha, batata, chuchu, cenoura e árvores frutíferas.

Os produtos da horta passaram a ser inseridos no cardápio da cantina da escola e motivaram uma segunda etapa do Projeto: a reeducação alimentar. Para apresentar no México, o grupo introduziu no projeto uma variação: como São Vicente Ferrer é a terra da banana, os alunos fizeram oficinas de culinária e de artesanato à base do produto.

A Ciência Jovem é a feira internacional de ciência organizada pela Secti, através de sua superintendência de difusão científica, o Espaço Ciência. Em 2016 e 2015, o evento reuniu quase 600 equipes de todo o Brasil e do exterior.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário