segunda-feira, maio 22, 2017

Professores da rede estadual de Pernambuco recebem formação inédita sobre povos ciganos


Em comemoração ao Dia Nacional Cigano (24 de maio), a Secretaria Estadual de Educação (SEE) promove, pela primeira vez, uma formação sobre os povos ciganos para professores da Rede. O evento acontece nesta terça-feira (23), a partir das 13h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Torre, no Recife. O objetivo do encontro é incluir a temática no cotidiano das escolas, dar visibilidade a tradição e cultura desses povos, e erradicar o preconceito sofrido por eles.

A formação será realizada por meio da Gerência de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH) da SEE, e reunirá cerca de 150 professores da Rede da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interessados pelo tema. Além da pasta, participam da atividade o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Associação dos Ciganos de Pernambuco (ACIPE), e representantes do Conselho de Igualdade Racial de Pernambuco.

A formação começará com apresentações culturais, como a da Cigana Contadora de Estórias e da Cigana Josiane. Em seguida, serão realizadas duas mesas redondas: a primeira com Roberto Barata, da UFRN, com o tema: “Povos ciganos: uma abordagem histórica”; e a segunda com Erisvelton Sávio Silva de Melo, da UFPE, abordando a temática: “Ensino da história dos povos ciganos: currículo escolar e identidade: velhos desafios, novas perspectivas”. Por fim, os participantes das mesas e convidados realizarão um debate.

“O Estado de Pernambuco é o segundo do Brasil a realizar uma formação para professores sobre esses povos. Existe uma proposta do Ministério da Educação (MEC) para que trabalhemos esta temática nas escolas, e vamos discutir as possibilidades neste encontro. A gente, enquanto Governo, quer se aproxima dos ciganos para saber como podemos fazer toda essa intervenção curricular e que tipo de política vamos criar nas nossas unidades de ensino”, disse Vera Braga, gestora da GEIDH.

Programação:

Mesa redonda 01: Dr. Roberto Barra (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): Povos ciganos: uma abordagem histórica;

Mesa redonda 02: Dr. Erisvelton Sávio Silva de Melo (Universidade Federal de Pernambuco): Ensino da história dos povos ciganos: currículo escolar e identidade: velhos desafios, novas perspectivas.

Debate com a plenária

Encerramento.

Serviço:
Seminário “Povos ciganos: Identidade, cultura e história”
Data: 23 de maio de 2017
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, 299 - Madalena, Recife

Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário