quinta-feira, 11 de maio de 2017

Petrolina tem 'Dia D' de vacinação contra a Influenza neste sábado (13)

Foto ilustrativa

No próximo sábado (13), as Unidades Básica de Saúde (UBS) de Petrolina participam do 'dia D' de vacinação contra a influenza. No município, aproximadamente 56 mil pessoas fazem parte do público a ser vacinado até o dia 26 de maio. A abertura do evento será na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Júlio Andrade, do bairro Cacheado. A Secretaria de Saúde de Petrolina estará disponibilizando 44 pontos de vacinação; na zona urbana funcionará de 08h às 17h e na área rural de 08h às 13h.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada. Neste ano a meta do Ministério da Saúde é que seja vacinado 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.

Essa definição de grupos prioritários é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Alexsandra Santos, explicou sobre os mitos e verdades em relação a vacina. “Existe uma recomendação para quem tem alergia a ovo, porém, é importante reforçar que quem tem algum tipo de alergia, informe a técnica da unidade. Já em relação a adoecimento, principalmente de gripe após a vacina, não existe nenhuma relação, é apenas uma coincidência”, esclareceu.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B) e estará disponível em todas as unidades de saúde da família.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolina


0 comentários:

Postar um comentário