terça-feira, maio 16, 2017

O papel da equipe pedagógica no âmbito escolar

Especialista fala sobre as principais funções dos gestores nas escolas

Para que uma escola funcione de maneira adequada, além dos alunos e professores, ela precisa também de uma equipe pedagógica capacitada. Você já parou para pensar na importância dessa equipe na educação do seu filho? Segundo a psicopedagoga, especialista em educação especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga, a equipe pedagógica é aquela responsável pela coordenação das ações didáticas e pedagógicas que acontecem na escola, é quem ajuda a desemprenhar da melhor maneira o processo de ensino.

Formada por diretores, coordenadores e pedagogos, tem como um de seus objetivos, oferecer canais de comunicação e participação da comunidade no meio escolar, garantindo que pais, estudantes, professores e funcionários, possam dar sua opinião sobre o ensino. É a equipe pedagógica que faz a ligação comunidade-escola, convidando todos a participar.

“A equipe pedagógica é responsável por engajar e integrar a escola a comunidade, fazendo com que todos participem do processo de educação, apontando problemas e melhorando o ensino”, explica Ana Regina Caminha Braga.

Em relação aos professores, cabe a mesma equipe, disponibilizar horários de planejamento, ajudando a criar mecanismos para que os docentes possam integrar e inovar em suas atividades em sala. Sem esquecer de criar meios de monitoramento para que eventuais problemas possam ser identificados e resolvidos. Ainda segundo Ana Regina, é papel da equipe garantir também toda a infraestrutura escolar, para a realização das atividades, bem como otimizar os recursos e buscar novas parcerias.

“É um trabalho de liderança, que tem como objetivo melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem, oferecendo uma educação eficaz aos alunos e estrutura adequada aos professores”, finaliza.

P+G Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário