sexta-feira, maio 12, 2017

III Congresso de Direito Digital debate a Internet das coisas e a indústria

Hoje o número de dispositivos móveis é superior à população planetária. Como se preparar para essa nova economia?

O que representa a Internet das Coisas (IoT, Internet of Things, em inglês)? Qual a sua importância para a indústria e o cidadão comum? O III Congresso de Direito Digital, que se realizará dia 17/5, irá debater seu aspecto institucional, regulatório, social e tecnológico, bem como os desafios e as oportunidades dessa plataforma para o ambiente de negócios e a indústria.

Hoje há mais dispositivos móveis – 6,4 bilhões de aparelhos conectados em 2016 – do que pessoas em todo o mundo e a projeção é que haverá crescimento exponencial de “coisas” conectadas nos próximos anos, o que leva a perguntas cruciais: a infraestrutura da banda larga suportará essa alta demanda? Haverá impactos e custos para a indústria? Com certeza essa tendência terá implicações em dois eixos de grande interesse da indústria: competitividade e transformação digital. Todas as empresas estão atentas a isto?

A previsão é que o número de dispositivos, nos próximos cinco anos, será sete vezes maior do que o número de pessoas no planeta: 50 bilhões de dispositivos, incluindo sensores, smartphones, drones, microprocessadores, utilidades domésticas em rede e até robôs industriais.

Nessa nova economia digital, podem-se citar exemplos altamente tecnológicos, como a coleira inteligente para pets, que monitora seus sinais vitais, além de contar com uma câmera para que o dono acompanhe seu movimento à distância e saiba exatamente sua localização via GPS (Motorola Scout 5000). Também estão sendo disponibilizadas pulseiras para humanos a fim de reunir dados vitais do organismo. E, ainda, a bagagem smart, tecnológica e conectada, que pode ser rastreada via GPS em diversos países, com um cadeado que se abre e se fecha por meio do smartphone de seu proprietário: quando ele se aproxima, ela destrava sozinha; quando ele se afasta, a mala trava. No Brasil, há fabricantes e distribuidores de chuveiros, fechaduras, olho mágico e lâmpadas, dispositivos para automação predial e industrial igualmente inteligentes.

Compreende-se que a IoT é disruptiva uma vez que transforma profundamente os hábitos da sociedade e, ainda, as novas plataformas de negócios. Portanto, há pontos que precisam ser avaliados com atenção, como questões regulatórias, tecnológicas e relativas a padrões, novos modelos de contrato, regras de conformidade e governança para a indústria.

Acompanhe a programação dos sete paineis:

Painel 1 – Aspectos jurídicos relacionados ao crescente uso de dispositivos conectados IoT

Painel 2 – Aspectos técnicos relacionados à segurança dos dispositivos conectados IoT

Painel 3 – IoT como alavanca de inovação

Painel 4 – IoT – Compliance e segurança – como fica a proteção de dados pessoais?

Painel 5 – Experiências do mercado relacionadas à utilização de dispositivos IoT conectados

Painel 6 – Casos de sucesso com dispositivos e soluções IoT

Painel 7 – Investigação forense e IoT

CREDENCIAMENTO:

Os interessados na cobertura do evento devem enviar seus dados até terça-feira (16/5), às 18h, para solange.borges@fiesp.com.br

SERVIÇO
Dia e horário: 17 de maio, quarta-feira, das 9h30 às 18h30
Local: avenida Paulista, 1313, auditório do 15º andar
Saiba mais: http://www.fiesp.com.br/agenda/seminario-a-internet-das-coisas-e-a-industria/

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Assessoria de Jornalismo Institucional

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário