terça-feira, maio 16, 2017

Hermilo Borba Filho ganha site no ano do seu centenário

Portal Casa da Palavra de Hermilo será lançado nesta terça-feira (16), em Palmares, e na quarta, no Recife, com exposição multimídia, palestras e debates

Umbilicalmente ligado à tradições culturais nordestinas e, ao mesmo tempo, visceralmente vinculado à universalidade e à contemporaneidade, o dramaturgo, escritor, pesquisador, encenador e professor de teatro Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, em Palmares, em 8 de julho de 1917, terá o seu centenário de nascimento comemorado de forma tão múltipla quanto sua própria personalidade e realizações na área artística e cultural. Criado com o incentivo do Funcultura, do Governo do Estado, o site Casa da Palavra de Hermilo é um projeto que conta com a participação de José Terra, poeta e produtor executivo da iniciativa; do diretor editorial, escritor, editor e o coordenador de conteúdos Juareiz Correya; do web designer Hugo Campos e do webmaster João Guarani. Com exceção de Hugo Campos, todos são nascidos na cidade natal de Hermilo.

As atividades comemorativas começam às 15h desta terça-feira (16.05), no Centro de Treinamento João XXIII, com o lançamento do Casa da Palavra de Hermilo e abertura de uma exposição multimídia, além de realizadas palestras e debates sobre a obra e a vida do escritor. No dia seguinte, às 19h, essas mesmas atividades ocuparão o Teatro Hermilo Borba Filho, na avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife.

O site divulgará livros publicados e inéditos (estudos, peças teatrais, contos, romances), um “Jornal de Hermilo”, de crônicas, reportagens e artigos publicados em jornais e revistas de vários estados, desde a década de 1940, e manterá dois menus muito especiais : “Hermilo em outras palavras”, com destaque para ensaios, artigos, reportagens, textos publicados ou inéditos sobre a vida e a obra do escritor; e “Blogs Amigos”, um espaço aberto para familiares, poetas, ficcionistas, artistas, jornalistas, editores, críticos e professores que conviveram com Hermilo, em Palmares, no Recife, São Paulo, João Pessoa, Natal e Porto Alegre. Carlos Carvalho, Juareiz Correya, Leda Alves, Luís Reis e Sônia van Dijck são alguns nomes confirmados e que contarão com blogs no portal hemiliano. Outros nomes de Pernambuco, da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul -, igualmente comprometidos com a vida e a obra do escritor homenageado - serão confirmados nas próximas semanas.

A programação em homenagem a Hermilo inclui também o lançamento, no início de julho – período em que o ele completaria 100 anos – de três livros relacionados com dramaturgo e escritor pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Dois deles escritos pelo próprio Hermilo: uma trilogia reunindo os contos “O general está pintando”, “Sete dias a cavalo” e “As meninas do sobrado” (2ª edição) e a novela Os ambulantes de Deus (também 2ª edição). O terceiro livro, inédito, é Teatro Popular do Nordeste – O palco e o mundo de Hermilo, do professor de Teatro e Diretor de Cultura da UFPE, Luís Reis.

Sobre o dramaturgo, diz Luís Reis: "Hermilo Borba Filho é um dos nomes de maior relevo na cultura pernambucana do século 20. Atuou mais notadamente no teatro e na literatura, mas a influência do seu pensamento alcança outros campos da expressão humana, como a música, a dança e as artes visuais. Foi um pioneiro na percepção do valor artístico, e não apenas antropológico, presente nas manifestações culturais advindas das camadas populacionais menos favorecidas socialmente."

CONTATOS :
Juareiz Correya (Coordenação de Conteúdos): 986852194 / 984990948
Leda Alves / Secretaria de Cultura do Recife (Iris Vidal, assessora) - 33559012
Luís Reis / UFPE: liguto@uol.com.br / 999776613.

Ascom Casa da Palavra de Hermilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário