terça-feira, maio 16, 2017

Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Alepe unidade de ensino da rede municipal do Recife

Sob a coordenação da deputada Terezinha Nunes (PSDB), a Frente visitou a escola Rozemar Macedo de Lima (Zona Norte) para acompanhar a acessibilidade inclusiva desempenhada pela equipe pedagógica (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

Na manhã da segunda-feira (15), a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), visitou a escola da rede municipal do Recife, Rozemar Macedo de Lima em Casa Amarela, para acompanhar a acessibilidade inclusiva desenvolvida na unidade. Com 360 alunos matriculados, 65 deles possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual.

“Toda a rede ainda tem um déficit quando se trata de material e acompanhamento pedagógico. Mas o acolhimento e a boa vontade é algo que não nos falta. E isso acaba sendo absorvido pelas crianças que se tornam parceiras e promovem a acessibilidade de seus colegas que possuem alguma deficiência”, declarou Ana Rita Modesto, gestora da escola municipal desde 2015.
Outro problema enfrentado na escola Rozemar Macedo de Lima está na sua estrutura física. A falta de condicionadores de ar dificulta o processo de aprendizagem das crianças. “A ausência de ar condicionado nas salas de aula afeta, principalmente, alunos com autismo, que podem ter uma hipersensibilidade ao barulho e ao calor”, destacou.

A deputada Terezinha Nunes (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar destacou que o modelo de acessibilidade atitudinal utilizado pela escola é um exemplo para todas as unidades de ensino. “A qualidade do acolhimento as pessoas com deficiência nessa unidade me deixou surpresa. Há casos, inclusive, de estudantes que vieram transferidos da rede particular. Apesar dos problemas estruturais, considero que o modelo adotado na unidade de ensino é um exemplo a ser seguido por todas as escolas da rede municipal”, comentou. Terezinha afirmou ainda que encaminhou para a Prefeitura do Recife as demandas relacionadas à melhoria da infraestrutura da instituição de ensino.

Assessoria de Imprensa deputada estadual Terezinha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário