sábado, maio 13, 2017

Fetape e Fetaepe entregam documentação contra a Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa


Na próxima segunda-feira, às 10h, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) estarão entregando, à Comissão Especial da Previdência Social da Assembleia Legislativa, 53 Resoluções e Moções contra à Reforma da Previdência, aprovadas por Câmaras de Vereadores, durante Audiências Públicas nos munícipios, além de um abaixo-assinado com mais de 28 mil assinaturas. A ideia é que essa documentação possa ser incorporada a um relatório da Comissão, que será enviado ao Congresso Nacional, mostrando a opinião dos pernambucanos sobre o tema. Deputados federais e senadores do estado foram convidados para esse momento de entrega da documentação.

“A nossa gente tem deixado bem claro: hoje, a decisão sobre como votar é deles, mas, em 2018, será nossa. Não se reelegerão os deputados e senadores que contribuírem com essa violação aos direitos da classe trabalhadora. E nós, da FETAPE e dos Sindicatos, faremos o nosso papel, divulgando por todos os meios ao quais temos acesso os nomes e partidos de cada um e cada uma que votar a favor”, afirma o presidente da FETAPE, Doriel Barros.

Pernambuco foi o estado que mais realizou Audiências Públicas sobre a Reforma da Previdência. Ao todo, foram mais de 120, organizadas pelas Câmaras, a partir de solicitação dos Sindicatos filiados à FETAPE e FETAEPE em parceria com organizações e movimentos sociais e sindicais, a exemplo da CUT. Além disso, foram promovidos dezenas de atos públicos para cobrar dos deputados federais, especialmente os pernambucanos, que votem contra a PEC 287. A documentação que será entregue à Assembleia foi a que chegou a tempo na sede das duas Federações. Porém, outras resoluções e moções e mais assinaturas do abaixo-assinado vão ser enviadas diretamente dos municípios ao Congresso Nacional.

“As audiências públicas possibilitaram um grande debate com os vereadores e com a sociedade em geral, fazendo com que todos e todas tivessem acesso a informações sobre a proposta do Governo Federal, que só vem a prejudicar os trabalhadores. Nesse sentido, os nossos Sindicatos tiveram uma importância enorme nesse processo, assim como na Greve Geral do dia 28 de abril, que foi a maior dos últimos tempos”, lembra o vice-presidente da FETAPE, Paulo Roberto Rodrigues, que coordena o Setor de Políticas Sociais da Federação.

Durante as audiências, diferentes expositores apresentaram os impactos que essa Reforma terá na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os rurais, sem contar os prejuízos que ela provocará na economia dos municípios. Aumento da idade mínima e do tempo mínimo de contribuição, e valor fixo mensal de contribuição para os trabalhadores e trabalhadoras rurais estão entre os temas que mais mexerão negativamente com a vida dos homens e mulheres do campo.

O presidente da FETAEPE, Gilvan José Antunis, espera que “a entrega dessa documentação possa fazer com que os deputados federais pensem melhor antes do dia da votação, e que aqueles que pretendem votar nos interesses do governo, mudem de ideia e votem pelos trabalhadores”.

Além das ações no âmbito estadual, a FETAPE tem participado de várias mobilizações em nível nacional, juntamente com as Federações de outros estados e a Contag, visando chamar a atenção do Congresso Nacional sobre a necessidade de escutar o clamor por “nenhum direito a menos”, que está vindo das ruas, e sobre o desserviço à sociedade que eles cometerão se votarem a favor da PEC 287.

Assessoria de Comunicação Fetape

Nenhum comentário:

Postar um comentário