sábado, maio 13, 2017

Cidades & Soluções: Sobral tem a melhor educação do Brasil!

Por Roberto Oliveira

Falar do Instituto Ayrton Senna na educação de Sobral é falar da educação de Sobral. O início deste projeto se deu no ano de 2000, a partir de um diagnóstico realizado com alunos da terceira série. Onde se identificou que 48% das crianças não sabiam ler textos, nem frases e nem palavras. A escola estava simplesmente a produzir analfabetos. A vinte anos atrás, das 4 horas de aula que deveriam ser ofertadas, apenas uma ou duas horas estavam sendo vivenciadas, e os alunos que não se alfabetizavam até os sete anos de idade, desistiam de estudar. O que se tinha era uma constante: O estudante não aprendia, faltava, abandonava a escola. Foi no instituto Ayrton Senna que a prefeitura percebeu que o problema estava na ineficiência durante o processo de alfabetização. Hoje, 97 % das crianças das escolas públicas de Sobral com 7 anos de idade, são alfabetizadas e capazes de interpretar textos, com leitura de no mínimo 60 palavras por minuto. Com entonação e ritmo adequado. Sobral tem tarimba em dizer que existe uma política bem sedimentada de alfabetização. A variação do ideb entre as escolas é muito pequena, oferecendo um nivelamento deste sucesso alcançado em todo o município, pois existe uma sociabilização de saberes, produzindo estratégias diferentes para cada escola, mas com uma padronização única de uma boa educação. Muitas indústrias investiram no município devido a grande oferta de mão de obra qualificada.

Foto: Diário do Nordeste

As escolas municipais de Sobral receberam ano passado, 32 premiações no Prêmio Escola Nota 10, das mãos do governador Camilo Santana, da vice-governadora Isolda Cela, e do secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar. A comitiva sobralense, formada pelo prefeito Veveu Arruda, a secretária de educação, Iracema Sampaio, técnicos da Secretaria, diretores e professores, comemorou o reconhecimento pela alfabetização desejável e desempenho adequado em português e matemática de toda a rede de ensino.

Sobral conquistou 210 premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2016
Foto: Blog de Sobral

Roberto Oliveira
Com investimentos estratégicos no setor, Sobral saiu da posição 1.366º, em 2005, e hoje tem a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre mais de 5.570 municípios brasileiros!

Petrolândia pode sim, seguir o exemplo de Sobral, mas vale salientar que o segredo do município Cearense não está no investimento pesado, mas como foi investido o recurso destinado à educação. O Ceará é um estado ainda muito pobre. Valorização dos profissionais da educação que conseguiram alcançar metas, com premiações em dinheiro, é um dos segredos da mágica. A prefeitura tem excelente professores, basta apenas dar o destino de forma estratégica aos recursos recebidos. Até a próxima, pessoal e vamos, nesta próxima etapa, falar sobre infraestrutura. 

Um forte abraço! 
Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário