sexta-feira, maio 19, 2017

Certificação ganha força no Brasil e valida domínio técnico de profissionais

Em países da Europa e nos Estados Unidos, o processo de certificação é exigência de contratação em diversos segmentos. Por aqui, o movimento vai na mesma direção.

A certificação é um exame reconhecido pelo mercado, realizado por uma entidade ou órgão de respeito, atestando que um profissional de determinada área pode prestar serviços específicos com qualidade. Este tipo de título aos poucos ganha força no Brasil por criar referências, elevar o nível de soluções e, por consequência, aumentar a competitividade entre os profissionais.

Com o crescimento da oferta no ensino técnico e superior nos últimos anos, onde o último censo organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – indica que o total de matrículas em faculdades e universidades cresceu 81% em dez anos e de 51% na modalidade técnica em apenas quatro, os órgãos regulamentadores das profissões têm observado uma crescente perda de qualidade. O exame da OAB, por exemplo, reprovou 8 a cada 10 candidatos desde 2010, de acordo com levantamento da FGV Projetos.
Além disso, acompanhando uma tendência Global, empresas e órgãos públicos estão cada vez mais inclinados e atentos à certificação como forma de selecionar profissionais. Em países da Europa e nos Estados Unidos, o processo é exigência de contratação em diversos segmentos. Por aqui, o movimento vai na mesma direção. Isso traz uma segurança enorme para quem precisa contratar e ainda dá ferramentas ao profissional para diferenciação de preço ou vantagem em uma concorrência.

Na área de TI (Tecnologia da Informação), por exemplo, existe até um ranking das certificações mais valorizadas. Outras, como investimentos, qualidade, educação e engenharia, também já dispõem de boas opções. Talvez, destas, a de engenharia seja uma das mais emblemáticas para explicar os diferenciais da certificação.

Para seguir a carreira de engenheiro e desempenhar as atividades inerentes, é preciso uma graduação. Para aprofundar conhecimentos e atuar em nichos mais específicos dentro da engenharia, segue-se para uma pós e/ou processos acadêmicos sequentes. A certificação não concorre, entretanto, nesta linha. Pelo contrário, usa destes títulos para a seleção, avaliação e aprovação dos candidatos, conferindo a chancela de uma entidade de classe respeitada. É um marco de conhecimento e excelência.

Ainda no case de engenharia, profissionais poderão obter certificação nas áreas de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia pelo IBAPE Nacional – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia. De acordo com o presidente da entidade, Frederico Correia de Lima, “a certificação é uma verdadeira conquista para os que militam na área de avaliação, além de formar um cadastro positivo para o setor e de contribuir para o fortalecimento de um conceito cada vez maior de qualidade”, afirma.

Sobre IBAPE Nacional

O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA – (IBAPE) - Fundado em 1957, o IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia é uma Entidade FederativaNacional de caráter técnico com um destacado histórico institucional construído através de ações pioneiras intimamente ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.

KB Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário