quinta-feira, maio 18, 2017

Camaragibe e Serra Talhada recebem Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

Foto: Henrique Genecy/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu, em Reunião Solene nesta quarta (17), o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca a Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e a Serra Talhada, no Sertão. A iniciativa foi criada por proposta de autoria da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, deputada Teresa Leitão (PT), e prevê a entrega de diploma e troféu aos municípios que promovem a instalação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares. Para receber a premiação, as gestões das cidades preencheram requisitos estabelecidos na Resolução nº 1317/2015.

As prefeituras indicadas ao prêmio são avaliadas pelas comissões de Justiça e de Educação e depois, submetidas à aprovação do Plenário. Para isso, são analisados critérios como o número de bibliotecas escolares em funcionamento, o investimento num maior acervo de autores locais e a quantidade de imóveis cedidos para instalação de bibliotecas, entre outros aspectos.

Na abertura da cerimônia, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) parabenizou os municípios pela conquista. Segundo a parlamentar, ler é a maneira mais direta de obter conhecimento, constituindo a base para a formação educacional e cultural. “Parabenizamos os gestores pela iniciativa de fomentar a prática da leitura entre seus habitantes, contribuindo para o fortalecimento da cidadania”, frisou.

A indicação de Camaragibe foi proposta pelo deputado Aluísio Lessa (PSB). O parlamentar destacou que o município colocou a questão como prioridade e implantou uma biblioteca pública bem equipada e com sede própria. “Espero que Camaragibe se desenvolva tanto nessa quanto em outras áreas, e que mais cidades se inspirem nesse exemplo”, salientou.

Serra Talhada recebeu o prêmio por sugestão de Teresa Leitão. A deputada informou que o município vem oferecendo condições para democratizar o acesso ao livro. De acordo com a parlamentar, a cidade tem uma biblioteca pública e está instalando outra, além de manter esses equipamentos nas escolas, com pessoal qualificado. “As iniciativas comprovam que Serra Talhada tem se empenhado nessa questão”, enfatizou.

A vice-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, agradeceu a honraria da Assembleia. “Nosso município é berço cultural do Estado, e a educação é uma prioridade na nossa gestão”, ressaltou. O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, também fez seu agradecimento. “Recebemos a homenagem com orgulho e alegria, pois é um reconhecimento pelo esforço que temos feito nesse segmento.”

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário