segunda-feira, maio 15, 2017

15 de maio: Dia Internacional da Família

O Dia Internacional das Famílias é celebrado todo dia 15 de maio desde 1994, após deliberação da Assembleia Geral da ONU.

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional das Famílias ou, simplesmente, o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

A primeira comemoração do dia da família aconteceu em 15 de maio de 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, como o tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.

Sabe-se que a família, do ponto de vista histórico e também sociológico, é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. Foi a partir do núcleo familiar que a sociedade como um todo ganhou corpo ao longo da história humana. Contudo, a decisão da ONU, enquanto organização internacional, de escolher um dia para homenagear a família está relacionada com os problemas e transformações que essa “célula social” vem apresentando desde o século XX.

No Brasil, a data é comemorada no dia oito de dezembro, criada em 1963, pelo presidente João Goulart.

Fonte: Jussara de Barros, Graduada em Pedagogia, Equipe Brasil Escola.Me. Cláudio Fernandes/Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário