quinta-feira, abril 20, 2017

Tacaratu: No Dia Nacional do Índio, povo Pankararu recebe o MPPE


A comunidade indígena Pankararu se mobilizou para receber o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nessa quarta-feira (19) em sua aldeia, na zona rural do município de Tacaratu. Os indígenas se reuniram com o promotor de Justiça José da Costa Soares para apresentar suas demandas, conhecer como a Instituição pode atuar para resguardar os direitos dos povos indígenas e celebrar o Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril.

De acordo com o promotor de Justiça, os líderes do povo Pankararu, José Aldo (cacique) e George (vice-cacique) expressaram suas preocupações quanto a disputas de terras com posseiros, assunto que está sendo apreciado na Justiça Federal. “Esclarecemos que a atribuição nesses casos é do Ministério Público Federal, mas o MPPE está atento para atuar naquilo que disser respeito às suas atribuições”, declarou José da Costa Soares.

Outro assunto abordado pelos Pankararus foi a educação pública. Segundo eles, é comum que os professores aprovados em concurso público não tenham formação específica em cultura e história indígenas.

“O Ministério Público está à disposição para agir em defesa dos direitos fundamentais de todos os brasileiros”, complementou o promotor de Justiça.

Por fim, os Pankararus realizaram apresentações de danças típicas, como três rodas e toré, envolvendo os praiás e demais elementos de sua cultura.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário