quarta-feira, abril 19, 2017

Congresso médico no Recife debate prevalência do diabetes e eventos cardiovasculares


Na próxima quinta-feira 20/04, o médico e pesquisador Alexander Benchimol (foto) estará em Recife (PE) para debater novas formas de tratamento e de controle glicêmico para o diabetes tipo 2, no XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. O evento é promovido pela Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), de 20 a 22 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e deve reunir mais de 2 mil médicos em Pernambuco.

Uma pesquisa* divulgada ontem (17), pelo Ministério da Saúde, revela que a cidade de Recife está entre as capitais com maior prevalência de diagnóstico médico de diabetes, registrando o índice 9,6. O estudo indica ainda que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. E que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

O diabetes é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), primeiras causas de morte no Brasil; além de ser uma doença associada à obesidade e ao sedentarismo. O tema tema será um dos destaques do Congresso da Abeso.

Alexander Benchimol é médico e pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (GOTA - IEDE/RJ), e do Departamento de Endocrinologia da Escola Médica de Pós- Graduação da (PUC / RJ). Também atua como membro da atual diretoria da ABESO.

SERVIÇO
Data: 20/04
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Av. Professor Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho Olinda – PE.

*Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Disponível em www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/vigitel.pdf. Acesso em 17/04/2017.
S2 Publicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário