quarta-feira, abril 12, 2017

Cinco componentes tóxicos para eliminar da sua rotina de beleza


Produtos como hidratantes, exfoliantes, sabonetes entre outros são protagonistas da rotina de beleza de muitas mulheres. Mas componentes tóxicos como parabenos e silicones podem causar danos à saúde de quem não dispensa esses itens.

Presentes em sabonetes, e cremes para o rosto, maquiagens e desodorantes os Parabenos são os principais vilões. “Eles servem para conservar o produto, mas podem causar alterações na concentração de hormônio no sangue. Os resultados do uso de Parabenos na pele a longo prazo incluem alergias, envelhecimento precoce e até câncer”, explica a dermatologista Apolonia Sales.

Também usado como preservativo, o Fenoxietanol é outro composto potencialmente prejudicial. “O uso dele é restrito em países da Europa por apresentar riscos ao sistema nervoso”, alerta.

Quem usa produtos clareadores deve estar atento à presença da Hidroquinona. O componente é banido de produtos de uso pessoal na Europa, além de ser restrito nos EUA e no Canadá. “A Hidroquinona pode causar desde irritações no trato respiratório até o câncer se for usada na forma oral. Quando usada em cremes, se a concentração for alta e se for usada por longo período pode causar ocronose exógena, que são manchas negro-azuladas na pele”.

Apolonia também alerta para o uso da Dimeticona, um silicone usado para dar textura aos produtos. “Esse composto acaba criando uma barreira na pele que aprisiona bactérias e pele morta, podendo causar inflamações e irritações”.

Já o Polietilenoglicol é usado em óleos de banho, perfumes, ceras depilatórias entre outros produtos. Dependendo do fabricante, o composto pode vir contaminado com impurezas altamente tóxicas como metais pesados, arsênio, cádmio e níquel.

Como alternativa a produtos que contenham esses compostos, a Dra. Apolonia sugere itens de beleza que utilizem ingredientes naturais e compostos originados de frutas, como o abacate, por exemplo. “Desta forma, além de evitar os riscos à saúde, também se poupa o meio ambiente”, aconselha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário