quinta-feira, abril 27, 2017

Alepe: Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência inicia trabalhos ouvindo cadeirantes

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência promoveu sua primeira reunião nessa quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para ouvir o pleito dos cadeirantes. Entre as solicitações, estão a facilitação das condições de emprego e a diminuição da burocracia necessária para se obter cadeiras de roda pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além do livre acesso aos meios de transporte público.

Felipe Gervásio, presidente da ONG Deficiente Eficiente , denunciou a falta de acessibilidade no transporte público do Recife. “O que nós vemos aí são ônibus com as plataformas elevatórias deficitárias. Você sobe com medo de cair. Essa é a verdade. Quando eu saio com um grupo de cadeirantes, eu quero ter o direito de ir e vir com os meus colegas pra onde eu quiser ir”, afirmou.

A coordenadora da Frente Parlamentar, Terezinha Nunes (PSDB), destacou o que será feito para atender às demandas. “Vamos procurar o Consórcio de Transportes, pra se resolva, por exemplo, o problema da acessibilidade, através dos elevadores que, muitas vezes, não funcionam, nos ônibus. Além da questão do VEM, que o Consórcio está obrigando os deficientes a, cada ano, conseguir um novo atestado de suas deficiências, para que o vale transporte seja revalidado” explicou.

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência deve fazer reuniões nas principais regiões do Estado para ouvir a população sobre o tema. Depois disso, o colegiado vai elaborar um relatório, que deve ser entregue ao governador, ao presidente do Tribunal de Justiça, à OAB e ao Ministério Público Estadual.

“A nossa pauta é ouvir os diversos segmentos das pessoas com deficiência. Também vamos fazer reuniões no Interior do Estado para trazer as contribuições de cada região”, explicou.

Assessoria de Imprensa deputada estadual Terezinha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário