quinta-feira, março 30, 2017

Quatro municípios recebem o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres

As gestões do Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe e Parnamirim receberam a comenda. (Foto: Henrique Genecy)

As prefeituras do Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife), Lagoa do Carro (Zona da Mata Norte), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste) e Parnamirim (Sertão) receberam, na noite desta quarta (29), o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres de 2016. A iniciativa da Assembleia Legislativa homenageia os gestores que mais se esforçaram pela igualdade de gênero em Pernambuco. O prêmio, que está em sua quarta edição, é concedido anualmente para um município de cada região administrativa do Estado. Os ganhadores foram definidos por comitê formado por integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Secretaria Estadual da Mulher.

As gestões agraciadas com a premiação se destacaram no apoio ao Conselho da Mulher; na adesão ao Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres, o FEM Mulher; no trabalho de assistência à saúde feminina e em outras iniciativas.

O primeiro-secretário da Casa, deputado Diogo Moraes (PSB), abriu a cerimônia. O parlamentar parabenizou os gestores pela conquista. “A luta pela causa das mulheres é um exemplo para que todas as pessoas tenham assegurado o direito de exercer sua plena cidadania”, ressaltou. Em seguida, o socialista passou a presidência dos trabalhos para a deputada Teresa Leitão (PT).

A vice-presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Terezinha Nunes (PSDB), destacou que seria bom que as cidades aumentassem cada vez mais a presença da mulher na administração pública e promovessem políticas públicas mais avançadas. “Pernambuco tem progredido muito na promoção de ações voltadas ao segmento, o que nos envaidece”, ressaltou.

A secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, observou a importância da ação da Assembleia. “A cada ano, percebemos o crescimento das iniciativas municipais em benefício da parcela feminina. Do ponto de vista do Estado, o atual Governo também tem fortalecido o setor, citando como exemplo o anúncio do primeiro concurso público para a pasta”, informou.

A prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, agradeceu a homenagem em nome de todos os agraciados. Segundo a gestora, a iniciativa da Alepe é muito gratificante. “Nossa gestão tem o objetivo de garantir mais benefícios para a mulher em várias áreas, como foi o caso da creche e do programa de saúde voltado para o segmento”, enfatizou.

Também receberam a condecoração a secretária executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes, representando o prefeito Lula Cabral; o prefeito Edson Vieira, de Santa Cruz do Capibaribe; e o prefeito Tácio Pontes, de Parnamirim. Todos os premiados dedicaram a homenagem às suas equipes, que executam as políticas para mulheres nos municípios.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário