sexta-feira, março 24, 2017

Programação de seminário de cebola destaca melhoramento genético e mercado

Evento acontece no final do próximo mês em Juazeiro (BA)

Melhoramento genético, produção sustentável, irrigação por gotejamento e tecnologia para alto rendimento da cebola são alguns dos temas que vão ser destaques na programação do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, que acontece de 26 a 28 de abril, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro, na Bahia.

Com representantes de países a exemplo de Argentina, Chile e Uruguai e de estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, o Seminário terá início às 9h, com a abertura oficial do evento. Pouco depois, às 11h, o catarinense Daniel Schmitt apresenta a palestra sobre o “Mercado de Cebola do Mercosul”. Seguida, às 14h, do palestrante Valter Rodrigues, que vai falar do “Melhoramento genético da Cebola na Embrapa”.

Ainda no mesmo dia (26), o público poderá conferir palestras sobre “Nutrição eficiente para altas produtividades”, que começa às 15h; o “Cultivo de cebola por semeadura direta”, às 16h20; e a “Produção sustentável de cebola”, a partir das 17h. Além disso, os visitantes vão participar, às 17h45, de uma assembleia com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), Antônio Carlos Pagano.

Na quinta-feira (27), as palestras começam logo cedo. Já a partir das 8h20 será realizada uma discussão sobre o “Armazenamento de Cebola Longa Vida”. Às 9h, o tema será “Desafios da produção de sementes de cebola no semiárido” e, a partir das 10h, os produtores vão debater a “Bacia do São Francisco – recomposição e defesa”. Já a aguardada palestra “Melhoramento genético da cebola para clima tropical trás benefícios para produtores” está prevista para 11h.

O quadro de debates do Seminário da Cebola segue à tarde. A “Irrigação por gotejamento – tecnologia para alto rendimento da cebola” inicia às 14h, porque às 15h o palestrante Guilherme Ogata, da empresa Arysta, ministra o “Manejo produtivo da cultura da cebola”. Ainda às 16h20, um Painel dos Estados e do Mercosul apresenta aos produtores da região dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta. O painel terá a presença de representantes dos países e estados participantes do evento.

A coordenação do seminário separou para o último dia, na sexta-feira (28), uma visita de campo à área do Projeto Salitre, em Juazeiro, às 8h, onde estrangeiros e especialistas vão tomar conhecimento das atividades e projetos desenvolvidos na região.

A realização do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul é da Aprocesf – Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco, Anace e Embrapa Semiárido. Mais informações pelos contatos: (87) 3862-1892 ou pelo site: www.seminarionacionaldecebola.com.br/wp.

CLAS Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário