segunda-feira, março 20, 2017

CPRH comemora seus quarenta anos durante evento especial na Alepe

Deputado estadual Zé Maurício (Foto: Roberto Soares/Alepe)

Por iniciativa do deputado Zé Maurício, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, a Assembleia Legislativa de PE promove, nesta terça (21) a partir das 18h, Reunião Solene em homenagem aos 40 anos de fundação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Plenário da Casa Joaquim Nabuco.

Com quatro décadas de atividades, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) é uma autarquia especial estadual, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial; vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), e responsável pela execução da política de meio ambiente no Estado.

O objetivo central do órgão é garantir a qualidade e promover a melhoria do meio ambiente em PE, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, mediante a racionalização do uso dos recursos naturais, preservação e recuperação do meio ambiente e controle da poluição e da degradação ambiental. Detentora do poder de polícia administrativa, a Agência atua ainda na monitoria das atividades e dos empreendimentos utilizadores dos recursos naturais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, ou que possam causar, sob qualquer forma, impactos ambientais. A organização usa também a educação ambiental como ferramenta para a gestão do meio ambiente, bem como no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental.

Desde 2011, com a Lei Complementar 140, a CPRH assumiu também a atribuição de cuidar da gestão da fauna silvestre, tendo o CETAS TANGARA como seu braço de atuação no assunto, o qual promove, numa área de 2,6 hectares no bairro de Guabiraba, um significativo trabalho de reabilitação de animais silvestres, muitos destes, vítimas do tráfico animal, apreendidos muitas vezes em operações de fiscalização.

Outros recentes avanços na Agência, são a instalação de uma base em Fernando de Noronha, numa parceria com a administração do arquipélago, o que torna constante a presença dos agentes ambientais na ilha; o CARBOCOUNT RECIFE, parceria com o Laboratório francês LSCE, vinculado à Universidade de Versalhes, para monitoramento das emissões de gases de efeito estufa em pontos da Região Metropolitana; e o SIG CABURÉ – Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco, importante instrumento de subsídio à tomada de decisões técnicas do órgão.

Entre os convidados da ocasião especial desta terça, estão a Presidente da CPRH, Simone Souza, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o Gerente Geral de Desenvolvimento Sustentável da SEMAS, Paulo Teixeira; o Prefeito Geraldo Julio, o Gerente de Responsabilidade Socioambiental da Odebrecht Ambiental, Ricardo Marinho; e o Diretor da Casa dos Ventos, Clécio Eloy.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Zé Maurício

Nenhum comentário:

Postar um comentário