segunda-feira, março 20, 2017

Águas da transposição chegam ao açude de Camalaú, na PB

Águas do Rio São Francisco chegam ao leito do Rio Paraíba

As águas da transposição do Rio São Francisco eixo leste chegaram à área do açude de Camalaú nesta segunda-feira (20). A informação foi divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O açude de Camalaú é o terceiro reservatório no caminho das águas após a chegada em Monteiro, na Paraíba. Depois de Camalaú, a água vai seguir para o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano.

Segundo o presidente da Aesa, João Fernandes, nestes primeiros dias a água deve chegar em pouca quantidade, pois os órgãos de gestão ainda estão usando uma vazão reduzida na transposição, devido a um problema na estação elevatória 6 da transposição, que fica na cidade de Sertania, em Pernambuco.


O açude de Camalaú tem capacidade para armazenar 48.107.240 m³ de água, mas, nesta sexta-feira (17) estava com apenas 2.814.120 m³, o que corresponde a 5,8% da capacidade total.

João Fernandes também destacou que, nesta segunda-feira, a água está chegando na área do açude, porém deve demorar alguns dias para que as águas do Rio São Francisco se misturem a pouca água que ainda existe no açude de Camalaú.

“Quando o açude está cheio ele atinge uma grande área, mas como ele está com o volume muito baixo, a maior parte está seca. A água está chegando na área do açude e depois que pegar a parte mais baixa, o volume oficial vai começar a subir”, disse ele.

Caminho das águas
No eixo leste da transposição, a água do Rio São Francisco é captada na cidade Petrolândia, em Pernambuco, e segue até a cidade de Monteiro, na Paraíba, passando por canais, aquedutos, 12 reservatórios e um túnel. Depois que a água chega a Monteiro, ela segue pelo Rio Paraíba e vai para os açudes de São José I e açude Poções, ainda em Monteiro.

Em seguida, a água vai para o açude de Camalaú e depois segue para Boqueirão, açude de Acauã, açude de Araçagy e, por fim, para um perímetro irrigado na região do município de Sapé.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário