sexta-feira, março 24, 2017

Ações de proteção marcam verão da Costa dos Corais, entre Recife e Maceió

Entre dezembro e março, operações na APA resultaram em 67 autos de infração e R$ 294 mil em multas

O verão 2016-2017, que chegou ao fim no último domingo (19), foi marcado por uma das maiores ações de proteção do litoral nordestino. Entre os meses de dezembro e março, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais realizou cinco grandes operações de fiscalização, totalizando 57 dias de atividades.

A APA, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio entre Recife e Maceió, compreende cerca de 130 km de praias, num dos trechos mais movimentados do litoral brasileiro. As operações de verão contaram com a participação de 17 fiscais do ICMBio, 12 servidores do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas e 10 policiais do Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas.

Educação ambiental, monitoramento e fiscalização

A procura pelas praias e piscinas naturais é intensa na APA Costa dos Corais durante todo o ano, sendo a região de águas limpas e quentes reconhecida pela conservação e riqueza de corais, além da presença de muitos peixes e animais que despertam grande interesse nos visitantes, como os peixes-boi marinhos.

Os meses mais quentes e o período de férias resultam em concentração ainda maior de turistas em busca das belezas naturais da região. Como consequência, ações que envolvem orientação, educação ambiental, monitoramento e fiscalização são fundamentais para que a unidade possa cumprir seus objetivos, que envolvem a conservação dos recifes de corais e o ordenamento do turismo ecológico visando à conservação ambiental.

Resultados

A presença institucional serviu para orientar os visitantes e coibir ilícitos, preservando essa rica região do nosso litoral. Durante os meses de verão, o ICMBio contabilizou 67 autos de infração e R$ 294 mil em multas, além de notificações, embargos e apreensões de embarcações, veículos e pássaros silvestres. Também foram alvo das ações fiscalizatórias situações irregulares de descarte de resíduos sólidos, construções e ocupações em áreas não permitidas e atividades de turismo em zonas destinadas a outros fins.

As operações de fiscalização representam, ainda, segurança para turistas e moradores, que podem contar com praias livres de trânsito de veículos. As ações também buscam controlar essa importante área do país com a aplicação das normas de ocupação e demais regras para a qualidade ambiental, permitindo o uso adequado da região. Para 2017, além das atividades de rotina, estão programados mais de 80 dias de operações especiais de fiscalização, que pretendem envolver cerca de 60 agentes, entre servidores do ICMBio e de instituições parceiras.

Divisão de Comunicação Social - DCOM
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário