terça-feira, fevereiro 21, 2017

Superintendência do Ministério do Trabalho em PE firma parceria com Conselho de Fisioterapia para melhorar fiscalização em ambiente de trabalho

Fisioterapeutas devem auxiliar auditores do Trabalho a identificar fatores de risco do adoecimento do trabalhador

A participação de fisioterapeutas do trabalho para auxiliar os auditores fiscais na identificação de fatores de risco de adoecimento do trabalhador, promovendo uma melhoria no ambiente e nas condições de trabalho. Esse é o objetivo da parceria firmada entre a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRTE/PE) e o Conselho de Fisioterapia.

O superintendente Regional do Trabalho de Pernambuco, Geovane Freitas, oficializou a parceria com a diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Crefito 1, que abrange os municípios de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. O encontro foi resultado de uma articulação do coordenador de Planejamento da Fiscalização da SRT/PE, Paulo Mendes.

Durante a reunião, também foram discutidas as Análises Ergonômicas do Trabalho (AET), de responsabilidade do empregador. Ao final, a comissão de Fisioterapia do Trabalho entregou um documento dirigido aos Auditores Fiscais do Trabalho, a fim de exigir o cumprimento da NR 17, para que as empresas realizem as AET com o auxilio dos fisioterapeutas do trabalho.

Participaram do encontro o presidente do Crefito 1, Silano Mendes, e os profissionais que integram a comissão de fisioterapia do trabalho, Anniele Martins, Geraldo Henrique Lopes, Rebeka Borba e Vannessa Carvalho.

Auxílio doença - No primeiro semestre do ano passado, o INSS concedeu 27.165 benefícios de auxílio doença do tipo acidentário referente às doenças do sistema ostemuscular e do tecido conjuntivo. O resultado pode ser ainda maior, fora as subnotificações e as doenças do trabalho que são diagnosticadas como não tendo nexo causal no meio laboral.

Ministério do Trabalho/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário