sábado, fevereiro 25, 2017

Secretaria da Mulher do Estado anuncia ações para o Carnaval 2017


Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais teve início hoje, com o Trio da SecMulher-PE no Bloco do Galo da Madrugada, e segue por todo o interior de Pernambuco

No período de folia carnavalesca, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) está em todos os municípios do Estado com ações integradas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Neste sábado (25), pelo 10º ano consecutivo, começou a campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais. Multiplicadoras e multiplicadores promovem ação de conscientização para folionas e foliões de que a violência contra a mulher é crime, dá cadeia, e que esse tipo de atitude não faz parte da alegria do carnaval. 

No Grande Recife, a campanha foi iniciada na manhã de hoje, no bloco Galo da Madrugada, com o desfile do Trio da Secretaria da Mulher do Estado, distribuindo materiais informativos que pedem o fim da violência contra as Mulheres. O trio, formado só por mulheres, foi animado pela Orquestra 100% Mulher e seguiu o trajeto do Galo da Madrugada.
 
No Estado, deste sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos 66 mil materiais, entre panfletos, leques, banners e spot para rádios, com telefones úteis para informações e denuncia no caso de violência. A campanha é uma ação do Governo do Estado através da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

A distribuição dos materiais conta com a parceria dos 180 organismos municipais de políticas públicas para as mulheres que representam as pernambucanas em cada cidade.

ONDE PROCURAR AJUDA – Neste carnaval, a Secretaria da Mulher do Estado disponibiliza a Ouvidora da Mulher que está apta a orientar todas as pessoas sobre o que fazer em caso de violência doméstica e de gênero, bem como outros assuntos relacionados às mulheres. Em caso de violência, é importante denunciar porque esta atitude pode salvar vidas. Através do número 0800-281-8187, qualquer pessoa pode fazer a denúncia seja por telefone fixo ou celular, gratuitamente. O número está disponível 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados. 

As pessoas também têm acesso à rede de enfrentamento da violência doméstica e de gênero do Estado de Pernambuco. Em Recife, estará funcionando durante os dias de folia, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Clarice Lispector e em Olinda, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon e Centro Especializado da Mulher Dona Amarina, em Ipojuca. As mulheres podem registrar os Boletins de Ocorrência nas 10 delegacias especializadas da mulher e também nas delegacias comuns.

Serviços de atendimento às mulheres com anticoncepção de emergência nas unidades de Saúde dos Municípios Pólos do Carnaval:
Bezerros - Unidade Mista São José (no centro da cidade);
Arcoverde - Centro de Saúde da Mulher (bairro de São Cristóvão);
Triunfo - Unidade Mista Felinto Wanderley (centro da cidade);
Nazaré da Mata - Gerência de Atenção à Saúde da Mulher
Pesqueira - a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher

Referências 24 horas para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual por Gerência Regional de Saúde (GERES):
I GERES: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) – Recife; Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (Hospital Agamenon Magalhães) - Recife;
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Recife; Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife) - Recife;
Maternidade Arnaldo Marques - Recife; Policlínica Agamenon Magalhães - Recife;
Maternidade Bandeira Filho - Recife; Unidade Mista Professor Barros Lima - Recife.
IV GERES: Hospital Jesus Nazareno - Caruaru.
VII GERES: Hospital Regional Inácio de Sá - Salgueiro.
VIII GERES: Hospital Dom Malan - Petrolina.

SecMulher-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário