domingo, fevereiro 05, 2017

Prêmio Pernambuco de Literatura recebe inscrições até 15 de fevereiro


Lançado pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe, em parceria com a Cepe Editora, o V Prêmio Pernambuco de Literatura está nos últimos dias para inscrição de trabalhos. Pernambucanos natos ou que comprovem residência no estado poderão inscrever uma obra até o dia 15 de fevereiro de 2017, exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail: premiopernambuco@gmail.com.

Serão selecionados e premiados livros inéditos, nos gêneros conto, poema ou romance, escritos em língua portuguesa, de escritores e escritoras residentes nas quatro macrorregiões do Estado, a saber: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Por inédito, o edital considera o original não publicado em formato de livro (físico ou digital) até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores. É permitido que parte do conteúdo da obra inscrita tenha sido publicado em blogs, sites, redes sociais e afins.

O objetivo do Prêmio Pernambuco de Literatura é fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco por meio de uma política editorial que visa democratizar o acesso ao livro e à leitura, e apresentar-se como uma estratégia de promover a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana, aliando-se a outras atividades de fruição e formação de público leitor desenvolvidas pelo sistema Secult-PE/Fundarpe.

O Prêmio Pernambuco de Literatura faz parte de um conjunto de ações estruturantes da política de cultura do estado. Em setembro deste ano, a Secult e Fundarpe já haviam anunciado os vencedores da quarta edição do prêmio, garantindo sua permanência como um dos pilares se sustentação de um plano maior para o setor do livro e leitura, que está em construção. “A anualização do Prêmio Pernambuco é muito importante, pois cria uma agenda para os autores, que acabam se disciplinando em sua tarefa de criação e preparando-se para o edital”, pontua o secretário Marcelino Granja.

CONFIRA AQUI O EDITAL E SEUS ANEXOS

PREMIAÇÃO – Após avaliação por comissão julgadora, que julgará a partir dos critérios “Originalidade/Singularidade”, “Qualidade técnica” e “Domínio da linguagem”, serão entregues até cinco prêmios, no valor de R$ 5 mil reais brutos, para cada um dos vencedores de cada macrorregião. Além de um prêmio especial de R$ 15 mil brutos para a melhor obra, entre as cinco finalistas, o chamado Grande Prêmio. Todos os livros vencedores também são editados e publicados pela Cepe Editora, com tiragem de 1 mil exemplares. A previsão é que a divulgação do resultado aconteça na segunda quinzena de agosto de 2017.

Portal Cultura de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário