terça-feira, fevereiro 21, 2017

Petrolândia: Frequentador da prainha alerta para riscos de acidentes no local

Prainha da Orla Fluvial de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)


Em Petrolândia, cidade sertaneja a quase 500 Km da capital Recife, o inverno é um sonho que há vários anos não se realiza. Banhada pelo rio São Francisco, com suas águas represadas pela Usina Hidrelétrica de Itaparica, a cidade vive relacionamentos sérios com o verão e o Velho Chico. Um dos vários pontos em que essa atração é revelada está na Orla Fluvial, no local conhecido como prainha. O balneário urbano, de fácil acesso, procurado por banhistas fiéis ou ocasionais para refresco do calor e entretenimento nos finais de semana e feriados. Um frequentador assíduo da área fez uma observação em rede social sobre os riscos de acidentes observados durante o último domingo (19).

"Hoje, na orla de Petrolândia, na beira do lago, estava cheio de banhistas. Tudo de bom para um banho, mas o perigo estava rondando. Piloto de motocicleta pegando rachas na areia, motocicleta sendo empinada e ainda tinha um perigo maior! Tinha uma média de 5 jet ski rodando na água, criança pilotando jet ski e passando no meio dos banhistas, um grande perigo. Temos vários exemplos de acidente de lanchas e jet ski nos noticiários!", alertou Claudemir Xavier, em postagem realizada em sua página em rede social. 

As fotos acima foram tiradas por Assis Ramalho na tarde do domingo, na prainha. Na ocasião, após o mutirão de limpeza organizado pela prefeitura no dia anterior, a Orla de Petrolândia foi palco de dois eventos musicais. Um foi realizado no quiosque mais próximo à prainha. O outro aconteceu na área cimentada, entre o calçadão e as palmeiras. À parte, as barracas colocadas na margem do rio também tiveram grande movimento de clientes, além das muitas pessoas que procuraram a prainha apenas para amenizar o calor. 

Sobre os riscos aos frequentadores da Orla, recentemente foi registrado o caso de uma idosa de 70 anos atropelada por uma moto enquanto fazia sua caminhada na pista de cooper. O acidente(?) ocorreu na tarde de um domingo e o condutor do veículo estaria alcoolizado. Houve indignação da população ao fato lamentável, previsível e repetível, mas até agora nada mudou, como se pode perceber no comentário de Claudemir.

Na prainha, ainda não há registro de acidentes com lanchas e motos aquáticas, generalizadamente conhecidas como jet ski. Entretanto, medidas preventivas devem ser tomadas antes de acontecer algum incidente, acidente ou tragédia anunciada. A orla fluvial é extensa. O lago também. Há espaço suficiente para separar a entrada e saída de embarcações e motos aquáticas, navegação e manobras radicais, a gosto e a mais de 200 metros da praia, para segurança dos banhistas. Assim, com "cada um no seu quadrado", todos vão poder usufruir tranquilamente do Lago de Itaparica para trabalho, lazer e esporte. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário