quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Mais de 2.400 professores concursados de PE serão chamados em fevereiro, diz secretário


No dia em que mais de 630 mil estudantes nas escolas estaduais de Pernambuco voltam às aulas, o secretário de Educação do estado, Fred Amâncio, anunciou, nesta quinta-feira (2), que os aprovados no concurso público para professor da rede pública de Pernambuco começam a ser chamados a partir de fevereiro deste ano. A entrevista foi dada ao Bom Dia Pernambuco. A seleção ocorreu em meados de 2016 e foi homologada no dia 31 de dezembro, com a listagem de 2.458 novos docentes. [Veja vídeo acima].

O concurso público foi feito para diminuir a quantidade de funcionários temporários na Educação estadual, reivindicado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que representa a categoria. Diretor de Assuntos Educacionais da corporação, Heleno Araújo avaliou como ‘insuficiente’ a quantidade de vagas em relação com o déficit de professores efetivos na rede. Todo ano, segundo o Sintepe, o quadro de temporários varia entre 15 e 18 mil, quase 46% dos funcionários.

“Menos de três mil vagas fica muito longe de resolver o problema. Os contratos temporários são de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. Muitos acabaram em 2016 e as novas seleções para temporários começaram agora, enquanto as aulas já começaram. Vai faltar professor neste início de ano letivo”, disse Heleno. O novo concurso abriu vagas para diversas disciplinas do currículo regular, com exceção do cargo de professor de Biologia.

Prometido para novembro, o concurso foi lançado em dezembro de 2015, com 1.950 vagas para a educação básica, destinadas a professores de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias e os demais postos para professores de língua portuguesa e educação física.

Na época, o secretário Frederico Costa Amâncio, disse que, apesar da oferta de vagas ser considerada alta, a contratação dos aprovados estava prevista para o fim do primeiro semestre de 2016 devido à Lei de Responsabilidade Fiscal.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário