terça-feira, fevereiro 21, 2017

Humberto lembra os 30 anos do assassinato do advogado Evandro Cavalcanti


À época do crime, Evandro defendia 20 sindicatos rurais da região de Surubim

No dia que marca os 30 anos do assassinato do advogado Evandro Cavalcanti, defensor dos trabalhadores rurais de Pernambuco, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), destaca a importância do advogado e também vereador do município de Surubim na época.

“Evandro era uma grande liderança e foi brutalmente assassinado por pistoleiros contratados por alguns fazendeiros daquela região. Ele se caracterizou pela defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores rurais, estando sempre ao lado da Fetape e também atuando na defesa de liberdades democráticas no nosso país”, lembrou o senador petista.

O advogado foi assassinado com oito tiros na frente da esposa, Jucilete Cavalcanti, e sua filha de 9 anos, enquanto caminhavam no centro de Surubim. O crime gerou grande repercussão na época. O inquérito concluiu que o assassinato foi motivado pelas denúncias que Evandro fazia contra as irregularidades e violências praticadas por proprietários de terra da região. À época do crime, Evandro defendia 20 sindicatos rurais da região.

Foram indiciados Charles de Farias Guerra e José do Rego Neto, proprietários das fazendas Cruzeiro Caiana e Umary de Casinhas, um dos locais de maior conflito com posseiros, e também Severino Sinval, que teria feito a intermediação para a contratação dos pistoleiros que cometeram o assassinato. Os três já foram julgados e condenados por homicídio qualificado e estão cumprindo pena no Presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife, e na Penitenciária Estadual da Paraíba.

“Surubim e Pernambuco perderam uma grande liderança que sempre esteve a postos para defender aqueles que mais precisavam. Foi uma comoção muito grande na época, o que causou grande revolta entre os trabalhadores rurais da região e todos que defendiam os que mais precisavam”, lamentou Humberto.

Assessoria de Imprensa senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário