quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Cetas Tangara recebe 170 novas aves e um filhote de tamanduá

Dos novos visitantes, 168 aves foram apreendidas pela Cipoma em uma residência de Gravatá (Foto: CPRH/Divulgação)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), recebeu, nesta quinta-feira (9), um total de 168 aves, de diversas espécies, apreendidas em uma ação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em Gravatá, Agreste do Estado, e mais duas (corujas) por entrega voluntária, além de um filhote de tamanduá. Eles serão tratados, reabilitados e, posteriormente, se possível, devolvidos à natureza.

Com apenas 232 gramas, o filhote de tamanduá, ainda com cordão umbilical, foi encontrado por moradores em área que sofreu queimada, próxima ao quartel do CIMNC, em Aldeia, e levado ao Cetas. A mãe não foi vista. Das duas corujas, uma, da espécie buraqueira, foi encontrada num sítio de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado, e levada inicialmente ao Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-Cetreino), no vizinho município de Carpina, onde está sendo realizada nova edição do programa CPRH Itinerante. De lá, foi encaminhada ao Cetas e encontra-se bem – havia a suspeita de ter uma asa quebrada, que não se confirmou.

A outra coruja, da espécie murucututu, foi encontrada no Varadouro, Olinda, e levada ao Centro de Triagem por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Também havia a suspeita de ter uma asa machucada, que não se confirmou, mas o animal apresenta lesões oculares.

As demais aves, no total de 168, são das espécies graúna, jandaia estrela, patativa, azulão, tiziu, curió e rolinha (nomes populares), entre outras, e foram apreendidas na operação realizada pela Cipoma na quarta (8) em Gravatá. A partir de uma denúncia anônima, a equipe encontrou todas as aves numa residência da cidade. Um boletim de ocorrência (BO) foi aberto na delegacia local e os animais foram entregues pelo Cipoma ao Cetas Tangara, na manhã desta quinta (9).

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário