quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Assentados da reforma agrária recebem kits para feiras livres no Sertão Pernambucano


A Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco conclui em fevereiro a entrega dos cem "kits-feira" para assentados nos municípios do Sertão Pernambucano. A ação é uma iniciativa do Programa Terra Sol e tem o objetivo de fortalecer a comercialização agropecuária dos assentamentos na região, por meio da entrega de equipamentos e materiais personalizados para formação de feiras da Reforma Agrária, com participação de agricultores assentados.

Os kits são entregues aos trabalhadores rurais organizados em cooperativas, associações e grupos coletivos de todo o Semiárido Pernambucano que tiveram acesso ao Terra Sol com capacitação para a comercialização. Muitos já estão participando de feiras públicas de cidades da região em que vivem, nas quais oferecendo os produtos de sua lavoura.

As feiras acontecem sempre aos finais de semana e já fazem parte da rotina de moradores dos municípios de Serra Talhada, localizada no território do Sertão do Pajeú; Floresta e Petrolândia, na região do Sertão de Itaparica; Parnamirim e Ouricuri, no Sertão do Araripe; e Lagoa Grande e Petrolina, no território do Sertão do São Francisco.

Por enquanto os assentados contam com espaço nas já tradicionais feiras livres destes municípios, mas há proposta debatida junto ao poder público para um espaço fixo e reservado para os produtos da reforma agrária. A produção familiar e a agroecologia são os princípios norteadores da reforma agrária, por isso, parte da produção que vem dos assentamentos são agroecológicos, produtos cada vez mais procurados por habitantes de cidades preocupados com a procedência e a qualidade dos alimentos que consomem.

Comercialização
De acordo com o superintendente do Incra no Médio São Francisco, Bruno Medrado, as feiras vão além de um canal de comercialização e geração de renda contribuindo também para divulgação dos benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária: “as feiras têm papel estratégico para o desenvolvimento dos assentamentos, por meio do fortalecimento da produção e comercialização de produtos agroecológicos, e geração de renda às famílias assentadas” ressalta.

O objetivo dos kit feiras é incentivar a realização de feiras de produtos agroecológicos oriundos de assentamentos do Médio São Francisco. A distribuição dos materiais e equipamentos faz parte do Terra Sol, programa do Incra de apoio à agroindustrialização e à comercialização. Os kits são compostos por barraca, tapadeira, lona, avental, boné, balança digital, placas para preço, placa para identificação, caixas plásticas e sacolas ecológicas para entrega dos produtos ao consumidor.

Cada assentado recebeu uma barraca em estrutura de ferro, a “saia” para cobrir a parte inferior da estrutura e a lona de cobertura, aventais e bonés, balança eletrônica, caixotes para carregamentos de frutas e verduras, placas para inserção de preços e de identificação, além de sacolas plásticas.

Histórico
Os kits começaram a ser entregues a partir de 22 de dezembro de 2016 aos representantes das Associação dos Assentamentos, que assinaram junto com o superintendente da autarquia o Termo de Permissão de Uso, documento que permite aos trabalhadores rurais assentados a utilização dos equipamentos e orienta sobre a guarda, conservação, segurança e manutenção dos materiais.

Os beneficiários foram selecionados através de um edital de chamamento público em setembro de 2016. Os cem kits que estão sendo distribuidos foram adiquiridos por um valor total de R$ 298.615,00, beneficiando apenas entidades representativas de assentados da reforma agrária federal, conforme edital.

Apoios
A articulação para distribuição dos kits e formação das feiras de Reforma Agrária nos municípios contou com a participação das empresas de assitência técnia e extensão rural voltada para assentamentos; das prefeituras locais; e movimentos sociais e sindicais do campo

Saiba mais sobre as Feiras da Reforma Agrária
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário