terça-feira, janeiro 31, 2017

Petrolândia: Hospital Dr. Francisco Simões promove ciclo de palestras sobre Arboviroses: Chikungunya, Zicavírus, Dengue e Febre Amarela

A palestra de abertura foi proferida pela enfermeira Isadora

Preocupados com a transmissão das doenças causadas pelo Aedes aegypti, a direção do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, deu início nesta segunda-feira (30) as atividades de educação em saúde para orientação sobre a prevenção da “Arboviroses: Chikungunya, Zicavírus, Dengue.

A palestra de abertura foi proferida pela enfermeira Isadora.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. 

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de casa (peridomicílio) ou de outras construções frequentadas por humanos, como estabelecimentos comerciais e escolas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é oportunista, pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima muito do local onde o mosquito se esconde, como embaixo de móveis. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas a fêmea precisa de sangue para a produção de ovos.


O quadro clínico das doenças é semelhante e é composto de febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações (juntas). Apenas os casos mais graves necessitam de internação.

As principais complicações são a Dengue Grave (também conhecida como Dengue hemorrágica), as artrites e artralgias que podem persistir por vários meses no caso da Febre Chikungunya e, no caso da Zika, a microcefalia em bebês e a síndrome de Guillain­Barré, uma doença neurológica caracterizada por fraqueza progressiva nas pernas, acompanhada de paralisia muscular.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima/Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário