quinta-feira, dezembro 01, 2016

Petrolândia/Tacaratu: Quilombola Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta participa do 5º Encontro sobre Saúde da População Negra em Gravatá


No mê em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu o 5º Encontro Estadual de Saúde da População Negra e o 2º Encontro com Comunidades Quilombolas, Gestores, Profissionais de Saúde e Controle Social - movimento negro, comunidades de terreiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado na terça e quarta-feira (29 e 30) no município de Gravatá, no Agreste pernambucano.

Pernambuco possui 137 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, todas distribuídas em 51 municípios, entre elas, a Associação Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia.

A Associação Quilombolas Borda do Lago, também conhecida por Quilombolas ''Negros de Betinho", foi representada por seu líder e vice-presidente João Paulo.

Um dos principais objetivos dos encontros foi fortalecer a articulação do Estado junto às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), priorizando municípios que tenham comunidades quilombolas em seus territórios a fim de que sejam atualizadas as informações de saúde desses locais. 

Os encontros também permitiu informar e atualizar sobre a doença falciforme, considerada a doença genética mais frequente do mundo, as linhas de cuidado e o processo de regionalização da assistência. Desde 2011 o diagnóstico da doença falciforme faz parte dos exames do pré-natal na Rede Cegonha. Quando o diagnóstico é positivo para a doença falciforme, as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco.

Ver fotos > Quilombola Borda do Lago participa do 5º Encontro sobre Saúde da População Negra em Gravatá

Blog de Assis Ramalho
Fotos: João Paulo, líder e vice-presidente da Associação Quilombolas Borda do Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário