sábado, dezembro 17, 2016

Petrolândia: Carlinhos se despede da Câmara com prestação de contas dos 16 anos de mandato

Vereador Carlos Alberto (Fotos: Assis Ramalho)

Foi realizada nessa sexta (16), a última sessão da Câmara Municipal de Petrolândia em 2016. Despedem-se dos mandatos este ano sete dos 11 vereadores da Casa Aureliano Menezes: Fabiano Jaques Marques, Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), Carlos Alberto Araújo de Souza (Carlinhos), Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), Raimundo Paulo Lacerda (Noca), João Vicente da Silva Filho (João Enfermeiro) e Juarez Patriota de Souza.

O vereador Carlos Alberto despediu-se de seus companheiros de vereança, funcionários da Casa Legislativa e do povo de Petrolândia, com o discurso abaixo reproduzido, ao final do qual listou suas principais realizações ao longo de 16 anos de mandato.

Discreto, ponderado, ético, o presidente municipal do PTB e vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Carlos Alberto, mais conhecido como Carlinhos, concluiu seu mandato com o orgulho de ter sido um dos mais atuantes vereadores de Petrolândia.

O afastamento de Carlinhos da vereança foi decisão tomada por ele, há vários meses. Na eleição de outubro passado, ele apoiou a candidatura de Joilton Pereira da Silva, vereador eleito pelo PTB, e a chapa majoritária Fabiano e Rogério Novaes, do mesmo partido. Em 2013, por sua indicação, o senador Armando Monteiro (PTB) recebeu o título de Cidadão Honorário de Petrolândia.

Caros colegas, funcionários desta Casa, povo de Petrolândia:

Chegamos ao final do ano de 2016 e, com ele, aproxima-se também o final do mandato para o qual fui eleito por vocês. Quero agradecer a todos pela confiança em mim depositada e o apoio que me deram ao longo deste período, através das expressivas votações adquiridas ao longo desses dezesseis anos de mandato eletivo. 



Na verdade, quando me candidatei, não previa que iria vivenciar uma experiência tão rica e gratificante, apenas imaginava que fosse difícil levar a bom termo o meu trabalho, mas a determinação foi maior, e fez que aprendesse muitas coisas, para conseguir cumprir - com isenção - as minhas funções. Chego ao fim do mandato com a cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido, salientando ainda que foi uma honra ser representante legítimo da sociedade petrolandense.



Durante dezesseis anos no exercício da vereança, participei ativamente do Processo Legislativo Municipal, apresentando Projetos, Indicações, Moções, enfim, proposições que viessem a contribuir significativamente para a melhoria do nosso povo.

Para tanto, sempre contei com o apoio dos Nobres Pares que aqui se encontram, bem como com a disponibilidade e simpatia dos funcionários da Casa, que jamais mediram esforços para viabilizarem seus conhecimentos, tornando possível a elaboração dos trabalhos.

Aqui, despeço-me apenas como vereador, porque como militante do meu partido, sempre estarei representando as necessidades do meu povo, à frente das ações políticas do meu Município.

A todos, meus sinceros agradecimentos, por tudo o que aprendi, por tudo o que vivenciei, e pelo que me tornei, pois, de acordo como pensamento de Saint-Exupéry, "aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". E aqui vou eu, levando um pouco de cada um, mas, principalmente, deixando o melhor de mim. 

Um pouco da História de 16 anos de Mandato Eletivo do vereador Carlos Alberto Araújo Correia (Carlinhos)

Proposições apresentadas, votadas e aprovadas:

Projeto de Lei nº 706/1997: Instituiu o Hino Oficial de Petrolândia.
Projeto de Lei nº 918/2005: Dispõe sobre o atendimento preferencial de gestantes, mães com criança de colo, idosos e deficientes em estabelecimentos bancários, comerciais e serviços e similares.
Projeto de Lei nº 904/2007: Dispões sobre o pagamento de exames de DNA através da Prefeitura para as pessoas reconhecidamente pobres.
Projeto de Lei nº 945/2009: Cria a obrigatoriedade de realização de palestras e oficinas de prevenção a drogas e entorpecentes e às DST/Aids na atividades da escolas da rede pública municipal.
Projeto de Lei nº 145/2016: Institui o uso do Brasão Oficial de Petrolândia nos bens móveis e imóveis do Município
Projeto de Lei nº 1154/2016: Dispõe sobre o programa de apoio às mulheres vítimas de violência e dá outras providências.
Projeto de Lei nº 1156/2016: Institui vedações para a contratação de servidores comissionados no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

Projeto de Resolução nº 001/2016: Institui o artigo 123-A, dispondo sobre os trajes a serem usados durante as sessões da Câmara Municipal de Petrolândia.
Projeto de Resolução nº 003/2016: Dispões sobre a execução do Hino Oficial de Petrolândia na abertura das sessões da Câmara Municipal de Petrolândia
Projeto de Resolução nº 005/2016: Solicita a digitalização de todos os documentos da Câmara Municipal de Petrolândia

Requerimento nº 004/2014: Solicita do chefe do Poder Executivo Municipal informação sobre paralisação da obra de construção da quadra de esportes na Agrovila 05 Bloco 04.
Requerimento nº 011/2014: Requer documentos e explicações ao Chefe do Poder Executivo Municipal sobre sistema de câmeras de segurança na cidade estar inoperante.
Requerimento nº 009/2014: Requer documentos e explicações ao Chefe do Poder Executivo Municipal sobre o recolhimento do ISS das instituições bancárias.
Requerimento nº 010/2014: Requer pedido de informação ao Chefe do Poder Executivo Municipal sobre valores liberados pela União para construções de banheiros públicos nas Agrovilas.
Requerimento nº 003/2014: Pedido de informação sobre as obras paralisadas das creches.
Requerimento nº 001/2015:
- Requer documentos e explicações ao governo municipal acerca da construção do módulo esportivo na comunidade Brejinho da Serra.

Recursos para Petrolândia:
* Recurso para a Prefeitura de Petrolândia, através do Governo Federal, por solicitação do então deputado federal Armando Monteiro, para calçamento da Serrota e construção do Centro de Turismo de Petrolândia.
* Recurso para a Prefeitura de Petrolândia, através do Governo Federal, por solicitação do então deputado federal José Chaves, para compra de um veículo caçamba.
* Recurso para a Prefeitura de Petrolândia, através do Governo Federal, por solicitação do então deputado federal Armando Monteiro, para construção de uma quadra poliesportiva na Agrovila 05 do Bloco 04. Recurso devolvido pela Caixa Econômica Federal por falta de apresentação do projeto, por parte da Prefeitura, em tempo hábil.
* Recurso para a Prefeitura de Petrolândia, através do Governo Federal, por solicitação do então deputado federal Armando Monteiro, para construção de sanitários públicos nas Agrovilas do município. Recurso devolvido pela Caixa Econômica Federal por falta de apresentação do projeto, por parte da Prefeitura, em tempo hábil.

Outras ações:
* Trabalhou junto ao deputado estadual José Humberto Cavalcanti para instalação da Segunda Vara da Comarca de Petrolândia.
* Conseguiu Unidade Móvel do SESI, com exames de mama e próstata, no período de 2005 a 2011.
* Conseguiu Unidade Móvel do OdontoSESC para tratamentos dentários, no ano de 2008
* Conseguiu Unidade Móvel do Cozinha Brasil SESI, no ano de 2010, promovendo cursos de gastronomia.
* Conseguiu Unidades Móveis do SESC para cursos de cabeleireiro, informática e barman.
* Conseguiu realização do Cinema na Praça junto ao SESI
* Articulou programa de alfabetização de jovens e adultos (EJA) através do SESI, no qual foram alfabetizadas 700 pessoas.
* Sugeriu a alteração do Código Tributário Municipal para isenção do pagamento de IPTU para viúvas e viúvos com renda de 1 salário mínimo.
* Solicitou ao então prefeito Antonio Marcos de Souza para inserir no orçamento anual da Prefeitura Municipal de Petrolândia, no exercício de 2009, recursos financeiro destinado ao MASP (MIssão Assistencial Peniel). Solicitação atendida.
* Vereador solicitante da confecção de material explicativo (folder) designado "O papel do vereador"
* Ação social com contribuição mensal para o IMIP

Reconhecimentos:
* Considerado o vereador mais atuante do município de Petrolândia, pela TLN Pesquisas e Eventos, no ano de 2011
* Considerado o vereador mais atuante do município de Petrolândia, pelo Instituto Tiradentes, no ano de 2012
* Considerado o vereador mais atuante do município de Petrolândia, pela TLN Pesquisas e Eventos, no ano de 2012.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário