sábado, novembro 05, 2016

Petrolândia: Vacina contra aftosa pode ser adquirida na Agroshop Farmácia e Petshop. Proteja seu rebanho!

O rebanho deve ser imunizado até o dia 30 de novembro. Produtor que não vacinar o rebanho poderá ser multado pela Adagro.  

No dia 1º deste mês foi iniciada a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Até 30 de novembro, todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado. Mesmo com o status de área livre de febre aftosa com vacinação, é preciso continuar protegendo os animais da doença. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado(Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de 1,9 milhões de animais.

Em Pernambuco, temos mais de 99 mil produtores rurais e todos eles são obrigados a adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar nos escritórios da Adagro a vacinação. “O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

A vacina só é eficaz se conservada no gelo. Para evitar o estresse dos animais é recomendada a aplicação nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde. Os animais recém-nascidos também devem ser imunizados.

O início oficial da campanha irá acontecer no próximo domingo (06), na abertura da 75ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, às 16hs, em Recife.

A doença - A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. O vírus causa febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer. Os países afetados pela doença sofrem severas perdas econômicas por causa da diminuição e pela desvalorização de seus produtos de origem animal, assim como por limitações no mercado internacional.

Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário