terça-feira, 4 de outubro de 2016

Profissionais apostam no ensino a distância para retornar ao mercado de trabalho

Segundo o Senac, cerca de 80% dos alunos dos cursos técnicos concluem os estudos já empregados; áreas de gestão e segurança são as mais procuradas

Com a desaceleração da economia e a redução do emprego – cerca de 12 milhões encontram-se sem trabalho no país de acordo com a recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – a requalificação profissional se tornou uma necessidade imediata. Para atender essa demanda, a rede EAD do Senac oferece oportunidades de formação a preços acessíveis, com flexibilidade da rotina de estudo e resultados práticos. Segundo levantamento da instituição no ano passado, cerca de 80% dos alunos do curso técnico terminaram os estudos já empregados.

Além dessa modalidade, o portfólio da instituição oferece ainda opções a distância em cursos livres, de graduação, pós-graduação e extensão. Em qualquer lugar e por meio de um computador com acesso à internet, o aluno pode estudar, contar com tutores, docentes e dispor de toda a estrutura EAD, apoiada por 289 polos em todo Brasil.

Não por acaso, a demanda por aperfeiçoamento tem se mantido em alta nesse formato do Senac mesmo com o atual cenário adverso da economia. O crescimento nas matrículas por cursos livres (formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização de curta duração), por exemplo, foi de 50% no 1º semestre deste ano em relação ao período de 2015. As áreas de gestão, comércio e hospitalidade lideram o ranking de interesse, com demanda maior para Auditoria Interna em Qualidade, Técnicas de Liderança e Marketing de Moda.

Já entre os técnicos, as matrículas subiram 41% no mesmo período. Destaca-se a procura por cursos das áreas de gestão e segurança, como Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Administração.

A pós-graduação, por sua vez, manteve a média de inscritos semelhante a de 2015. As inscrições para o ciclo de aulas, que se inicia no 1º semestre de 2017, já estão abertas e seguem até 26 de fevereiro. Atualmente, os três cursos mais solicitados são Docência no Ensino Superior, Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, e Gestão da Segurança de Alimentos.

A procura pela especialização é fundamental, sobretudo para assegurar trabalho ou reter clientes no momento. Com base nisso, o aluno Jakson Alexandre Sosa decidiu pela pós-graduação on-line em Gestão de Marketing com uma finalidade: “incrementar valor ao meu negócio”. Proprietário de empresa de comunicação, Sosa diz que o mercado está muito segmentado. “Eu dependia da especialização para fazer essa leitura e atuar dada às mudanças. Agora, com mais segurança e conhecimento na área de atuação, ofereço melhores serviços e produtos”.

Já os inscritos na graduação têm optado mais pelas áreas de administração, negócios e informática. Embora a procura tenha se mantido estável, três cursos destacam-se como os mais requisitados: o Bacharelado em Ciências Contábeis, o Bacharelado em Administração de Empresas, e o Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Os alunos têm atendimento presencial para provas nos polos Centro Universitário Senac – Santo Amaro e unidade Lapa Tito.

Por meio de ferramentas mais dinâmicas, a rede EAD do Senac já atraiu mais 5 milhões de matriculados – segundo último dado de 2015. Além do aprimoramento acadêmico, o formato proporciona a troca de experiências e conhecimento entre alunos de diferentes cursos. Esse fator tem contribuído ainda mais com a educação e a metodologia voltadas exclusivamente para necessidades do mundo profissional.

Sobre o Senac EAD

Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

Neste ano, os cursos superiores EAD foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Ascom Senac 
MZ Group


0 comentários:

Postar um comentário