sábado, outubro 08, 2016

Petrolina: VIII Geres desenvolve ações da Semana Nacional de Trânsito


Segunda maior causa de óbito dentre as causas evitáveis, os acidentes de transporte terrestre (ATT) representam um problema de saúde pública em Petrolina. De janeiro a junho de 2016, foram registrados 2.961 acidentes, sendo que mais de 74% (2.195) foram acidentes por motocicleta.

Com o objetivo de dar ciência à população sobre a ocorrência de ATT envolvendo motocicletas, foram realizadas palestras educativas voltadas à prevenção de acidentes nas escolas estaduais de Petrolina, com a participação de profissionais da Operação Lei Seca (OLS).

Essa operação está sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 1º de dezembro de 2011 e tornou-se uma das mais bem sucedidas políticas públicas de redução de acidentes de trânsito por embriaguez do País.

A ação ocorreu no período de 20 a 23/09/2016, levando em consideração o slogan do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN "sou + 1 por um Trânsito + seguro” com atuação em seis escolas do município.

Além das orientações proferidas, os estudantes e a comunidade em geral foram convidados para se juntarem aos segmentos públicos: saúde, educação e segurança no enfrentamento dos acidentes de trânsito e, principalmente, naqueles envolvendo motocicletas.

Foi apresentada aos alunos a situação epidemiológica de Acidentes de Trânsito Terrestre em Petrolina e demais municípios da Regional destacando-se que o maior número de acidentes envolvia motocicletas e os principais fatores determinantes para aumento da gravidade da ocorrência foram condutor alcoolizado, alta velocidade e ausência do capacete.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário