sábado, outubro 22, 2016

Outubro Rosa é comemorado com caminhada neste domingo (23) em Recife

Comemorado mundialmente para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, o Outubro Rosa pretende promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Para marcar o mês e também celebrar o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero (27 de outubro), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, neste domingo (23), o 'Outubro Rosa – Venham conosco nessa caminhada'. 

A concentração será às 8h na Avenida Boa Viagem, em frente à padaria de Boa Viagem e encerramento na Academia da Cidade, no II Jardim. No local, haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos e panfletos informativos. "Estamos sugerindo aos participantes usarem camisetas na cor branca ou rosa em homenagem ao mês", comenta a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz.

O câncer de mama é um dos tumores mais temidos pelas mulheres devido a sua alta frequência e por seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. O número de casos novos de câncer de mama em mulheres esperado em Pernambuco passou de 2.450 biênio 2014/2015, para 2.550 casos novos no biênio 2016/2017, com um risco estimado de 53,18 casos novos por 100 mil mulheres. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, em Pernambuco no ano de 2014 este agravo levou a óbito 623 mulheres.

Além da caminhada, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, tem programação voltada para oncologia e a saúde sexual da mulher. Na última quinta-feira (20.10), das 8h às 16h, na sede da secretaria, servidoras puderam realizar o exame citopatológico do colo do útero, além de aferição de pressão e teste glicêmico. Na próxima quarta-feira (26.10), haverá um seminário, das 14h às 17h, no auditório da SES.

Até o final do mês, o Laboratório da Mulher Maria das Mercês Cunha, localizado na Avenida Conde da Boa Vista, n° 1570, estará oferecendo coleta de exame citopatológico. Ao todo, são 20 vagas por dia, sendo dez pela manhã e dez no turno da tarde. O laboratório funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário