quarta-feira, outubro 19, 2016

Na Alepe, Simone Santana assinala celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Simone Santana (Foto: Roberto Soares/Alepe)

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, comemorado nesta quarta (19), foi lembrado pela deputada Simone Santana (PSB), durante discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Esse tipo de tumor maligno é o segundo mais comum entre as mulheres e também a principal causa de morte, pela doença, entre a parcela feminina.

A parlamentar ressaltou a importância dos exames de diagnóstico para ambos os sexos, pois, apesar de ser mais comum entre as mulheres, a doença também pode afetar a população masculina. A proporção é de um caso de câncer de mama entre os homens para cada cem registrados em mulheres.

Ela lembrou que os testes que diagnosticam esse tipo de tumor maligno estão cada vez mais precisos, os tratamentos mais efetivos e as cirurgias menos mutiladoras. A socialista ainda enfatizou a gravidade do problema e lembrou da Campanha Outubro Rosa – movimento que tem como objetivo principal compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A deputada chamou atenção, ainda, para um conjunto de ações que a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Superintendência de Gestão de Pessoas, está realizando para alertar os servidores da Casa sobre a possibilidade de diagnóstico e tratamento. “Esperamos que essa iniciativa contribua para promover o conhecimento e estimular a atenção de homens e mulheres em relação à necessidade de investigação.”

Por fim, Simone destacou as ações de saúde desenvolvidas pela Prefeitura da Cidade do Recife, como a instalação do Hospital da Mulher, e parabenizou a iniciativa da agência de publicidade Ampla Comunicação, que, por meio de histórias de mulheres pernambucanas, dá exemplo e incentiva outras a enfrentarem a doença e seus medos. “É somando forças e dando visibilidade ao Outubro Rosa que combateremos o câncer de mama”, concluiu.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário