quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Livro ajuda pais a tirarem a chupeta dos filhos sem traumas


Lançamento da Companhia Editora de Pernambuco terá manhã de autógrafo e muita brincadeira no próximo sábado (22), na Vila 7 do RioMar (Foto: Divulgação)

Pais e mães vivem o dilema de dar ou não chupetas aos filhos. “Atrapalham a amamentação, estragam os dentes, prejudicam a fala”, dizem os críticos. Mas o fato é que são vários os que se rendem e entregam as chupetas para sossegar suas crianças. No entanto, chega a hora que sim, é preciso tirá-la do dia a dia dos pequenos e a missão é fazer isso sem traumas.

Esta é a proposta do livro Pipo: o troca-chupetas, que será lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), no próximo sábado (22), às 10h, na Vila 7 do Shopping Center RioMar. Escrito pela jornalista Tatiana Sotero e pelo designer Jarbas Domingos, e inspirado em experiência pessoal da autora com a filha, o livro conta a história de Nanda, uma garotinha que, ao completar três anos, em acordo com a mãe, depara-se com o momento de deixar para trás as suas estimadas chupetas.

E dessa forma Nanda conhece a história de Pipo: um garoto que vive na Terra do Bico, local onde são produzidas as chupetas para os bebezinhos. A missão de Pipo é recolher as “pepês” das crianças grandes para serem “plantadas” em sua terra. De lá, surgirão outras novinhas que serão entregues aos bebezinhos. Para isso, ele conta com ajuda dos pais para enviarem cartinhas com as chupetas de seus filhos. Uma parte é plantada na terra; a outra colocada em uma máquina -batizada de troca-chupetas – que transforma os restos das pepês em um brinquedo escolhido pela criança.

“A ideia é que os pais possam reproduzir com os filhos a história contada no livro. Durante a leitura, aconselhamos trocar a idade de Nanda pela a que for compatível com a da criança e onde se lê a palavra pepê, substituir pelo nome com que o filho batizou as chupetas”, explica Tatiana Sotero. Na narrativa, os autores usam palavras facilmente assimiladas pelo universo infantil, como “a criança grande e a pequena” e os “combinados” que os pais fazem com os filhos. O livro vem encartado com um envelope para as crianças montarem e colorirem com a ajuda dos pais e, em seguida, despacharem com as pepês dentro para a Terra do Bico.

SERVIÇO:

Lançamento de Pipo, o troca-chupetas
Dia: sábado, 22 de outubro
Horário: 10h
Local: Vila 7 do Shopping RioMar
Valor: R$ 20,00

Sobre os autores:

Tatiana Sotero é jornalista e editora do Diario de Pernambuco na coluna e blog social. É apaixonada pelo universo infantil desde quando chegou ao mundo Maria Fernanda, sua filha que inspirou o livro.

Jarbas Domingos é designer pernambucano que trabalha como cartunista desde 1998. Seus desenhos já foram premiados em salões nacionais e internacionais, como o World Press Cartoon.

Assessoria de Imprensa da Cepe


0 comentários:

Postar um comentário