sexta-feira, outubro 07, 2016

Estudante conquista o terceiro lugar nacional no Concurso de Redação Jovem Senador

Acsa Mendes é estudante do 3º ano do Ensino Médio da EREM Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana (Foto: Adhemar Filho)

A 9° edição do Concurso de Redação do Senado Federal mobilizou mais de 267 mil estudantes em todo o país. Nesta edição, das 113.800 redações apresentadas ao projeto, a terceira melhor é de Acsa Mendes de Albuquerque, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, localizada no município de Macaparana, Mata Norte do Estado.

“Eu estou muito feliz por esta conquista. Sou de uma escola do interior, sem muita visibilidade e poder representá-la desta forma, chegando em terceiro lugar em um concurso nacional, é uma alegria muito grande”, diz com entusiasmo Acsa. Sobre o tema deste ano “Esporte: Educação e Inclusão”, a estudante diz que, apesar de pesquisar muito, não se distancia muito da sua realidade. “Eu já pratiquei muito esporte, jogava basquete. Mas, devido ao vestibular, diminui o ritmo”, conta. O tema da redação de Acsa foi: "Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania".

Para participar do concurso Acsa contou com o apoio do professor de história da instituição Daniel Ferreira. “Acho que essa foi a primeira vez que a escola participou deste concurso. Então, conversando com os alunos, consegui reunir cerca de 60 estudantes interessados na participação. E, dentre eles, estava a Acsa”, relembra. O processo de produção do texto, entre correções e edições, o deixou totalmente pronto no último dia. “Consegui ir para Recife e entregar o texto dela nos últimos minutos. E agora estamos aqui comemorando o terceiro lugar. Isso é maravilhoso, é uma satisfação enorme poder contribuir com o protagonismo juvenil. Nós estamos muitos felizes”, finaliza o professor.

Todos os 27 jovens senadores selecionados, um de cada unidade da Federação, estarão em Brasília no período de 28 de novembro a 03 de dezembro e a cerimônia será realizada no dia 29 de novembro, no Plenário do Senado Federal. Durante esse período eles atuarão como jovens senadores, conhecendo todo o funcionamento da Casa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário.

Assessoria Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

2 comentários:

  1. Gostaria de ver a vencedora. Por que não tem foto dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! A assessoria da SEE-PE não enviou imagem do aluno. Agradecemos o seu contato.

      Excluir