segunda-feira, outubro 31, 2016

Especial: Blog de Assis Ramalho comemora 5º aniversário e inicia postagens na série 'Há 5 anos'

Praia do Sítio Letreiro do Sobrado, em outubro de 2011: paraíso no Lago de Itaparica (Fotos: Lúcia Xavier)

31 de outubro de 2016. O Blog de Assis Ramalho comemora nesta data seu quinto aniversário. Para celebrar este marco, iniciamos a partir de hoje o quadro 'Há 5 anos', no qual vamos relembrar matérias postadas cinco anos atrás e, quando houver desdobramento, a situação atual. 

A primeira matéria deste Blog foi produzida após nossa primeira visita ao paradisíaco Sítio Letreiro do Sobrado, na zona rural de Petrolândia, a passeio e a trabalho, no dia 29 de outubro de 2011. Na ocasião, a Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes (ABAMA) participou de reunião com representantes do INCRA para, mais uma vez, debater o atraso na implantação do assentamento. As obras, naquela época, tinham sido paralisadas durante um ano.


Após a reunião, Assis Ramalho entrevistou Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), à época presidente da ABAMA, para o programa “Acordando com as Notícias”, transmitido pela Rádio 102 FM de Petrolândia.


O que mudou em 5 anos? 


A maior mudança no Sobrado foi na paisagem. Em 2011, o Sítio Sobrado, às margens do Lago de Itaparica, formado pelo rio São Francisco, era uma exuberância de água límpida, um local de difícil acesso. Atualmente, houve melhoria no acesso à localidade, porém, a sucessiva redução da vazão do rio São Francisco, posta em prática pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), transformou a paisagem em um rascunho de deserto, com grandes dunas a despejar-se no rio e restos de árvores a ressurgir do fundo do lago.


A situação da ABAMA permanece praticamente inalterada. A única obra realizada no projeto, após nossa primeira matéria sobre o assunto, foi o início de uma adutora para abastecer as quatro agrovilas do assentamento. Como todo o resto do projeto, a intervenção não foi concluída. Inconformados pelo descaso e vendo desaparecer o material de construção, abandonado nos locais onde deveriam ser erguidas as moradias do assentados, há cerca de um ano alguns beneficiários resolveram iniciar, com recursos próprios e parte do material aproveitável, residências em lotes já demarcados. Recentemente, a área recebeu eletrificação instalada pela Celpe, mas o ponto crítico para ocupação do assentamento é o acesso à água. Os assentados recebem assistência técnica e capacitações da Sementes, empresa de ATER credenciada pelo INCRA. 

Rogério Novaes foi eleito em 2012 para seu primeiro mandato como vereador de Petrolândia. Filiado ao PSD, em 2016 foi candidato a vice-prefeito, ao lado do também vereador Fabiano Jaques Marques (PTB), candidato a prefeito. A chapa foi a segunda mais votada na eleição vencida por Ricardo Rodolfo (PR) e Janielma Souza (PSB), prefeito eleito e vice-prefeita reeleita. 

A 102 FM foi extinta em 10 de julho de 2012. O programa 'Acordando com as Notícias' é transmitido, desde março de 2015, pela Web Rádio Petrolândia, das 5h30 às 8h30, de segunda a sábado, com apresentação e comentários de Assis Ramalho e participação dos ouvintes por WhatsApp (87 99955-1186).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário