sexta-feira, outubro 28, 2016

Dois réus são condenados por morte de promotor de Itaíba

Mãe e irmão do promotor assassinado de Itaíba se emocionam com condenação de acusados; Zé Maria foi considerado culpado de mandar matar promotor. José Marisvaldo foi condenado a 40 anos e 8 meses. Adeildo foi absolvido. (Foto: Reprodução/TV Globo)
André Canuto, advogado da família do promotor de Itaíba, Thiago Faria (Foto: Reprodução/TV Globo)

Dois dos três réus julgados por participação no assassinato do promotor de Itaíba, Thiago Faria Soares, ocorrido em outubro de 2013, foram condenados nesta sexta-feira (28). O veredicto foi conhecido na madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h30, na sede da Justiça Federal, no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, acusado de ser o mandante do crime, foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelo homicídio doloso do promotor e pelas duas tentativas de homicído contra Mysheva Martins, noiva de Thiago, e Adautivo Martins, tio dela.

José Marisvaldo Vitor da Silva, acusado de ter seguido e indicado aos executores a localização do promotor na manhã do crime, foi condenado a 40 anos e 8 meses de prisão pelos mesmos crimes. Como já cumpriram parte da pena preventivamente, José Maria Rosendo terá a cumprir ainda 49 anos e 4 meses, enquanto Marisvaldo deverá ficar 38 anos, 8 meses e um dia atrás das grades. O terceiro réu, Adeildo Ferreira dos Santos, que segundo o inquérito seria um dos três executores do crime, foi absolvido.

Bastante emocionada, a mãe do promotor, Maria do Carmo Soares, comemorou a decisão. "São quase cinco da manhã. Eu estou aqui há quatro dias e agora no final receber essa notícia que eu acho muito justa... Meu filho merecia justiça e ela começou a ser feita. Ainda temos dois julgamentos e eu espero êxito nos outros dois também", ponderou.

Maria do Carmo afirmou que pretende acompanhar os próximos julgamentos. "Claro que vou, uma mãe não abandona o filho. Ele está aqui comigo e eu estou com ele", acrescentou. A mãe do promotor, por ora, retornará ao Rio de Janeiro, onde vive. Disse que o veredicto a ajudará a seguir em frente. "Totalmente em paz não, porque meu coração está despedaçado, pois eu não tenho meu filho em casa, mas eu volto assim... É um ciclo mais ou menos terminado, mas o coração continua despedaçado e muito", encerrou.

O irmão de Thiago, Daniel Faria Soares, também celebrou com emoção o resultado do julgamento. "Essa é pro meu irmão. A justiça foi feita. Ficou bem claro pra todo mundo, com provas bastante fortes, a culpa. Claro que ainda precisa ser feita [justiça] em outras partes, ainda temos uma pessoa foragida e uma pessoa falta ser julgada, mas me sinto muito satisfeito com a decisão da juíza. Fico feliz, porque meu irmão lá em cima poderá descansar em paz", salientou.

Daniel também destacou que se sente aliviado e vingado. "A dor não vai passar, é uma dor constante. Meu irmão é o meu maior orgulho... Eu amo você, Thiago Faria, onde você estiver... Me sinto vingado por um ato covarde que foi proferido contra ele. A gente vai levar ele com maior carinho, para sempre. Eu vou seguir tudo o que ele me ensinou, a determinação dele, todas as coisas boas que ele plantou vão ser seguidas por mim. Mas a dor não vai passar. A gente se sente um pouco aliviado, vamos seguir a vida, porque temos que seguir, com um pouco mais de conforto no nosso coração", encerrou.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário