quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação: Leitura correta dos rótulos contribui para alimentação mais equilibrada e com menos sódio

Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro

Para se ter uma alimentação equilibrada, com consumo balanceado de nutrientes, a leitura dos rótulos dos produtos consumidos é essencial. O sódio é um item importante para se ler com atenção, pois o excesso dele no organismo pode ser um dos responsáveis por causar doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e hipertensão arterial.

O consumo diário de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5g de sal por dia. No Brasil, essa média é de 12 gramas per capita ao dia, ou seja, mais do que o dobro; e o sal tem 40% de sódio, portanto, em 1g de sal existem 400mg de sódio. É de comum costume do brasileiro adicionar grande quantidade de sal à comida, nota-se que o sal de cozinha é responsável por 71,5% da quantidade de sódio ingerida no Brasil.

Para manter uma dieta balanceada, a leitura adequada dos rótulos é fundamental. “A porção descrita no rótulo é a quantidade do alimento que deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada”, afirma a coach em nutrição Lara Natacci, que explica que “o Valor Diário (VD) é o valor em porcentagem do quanto aquele nutriente representa em uma dieta de 2.000Kcal”.

A nutricionista ainda afirma que “para os alimentos que são ingredientes de preparações, como caldos em cubos, deve-se considerar a informação nutricional referente à porção do alimento preparado”. Como, por exemplo: ½ cubo de caldo de carne possui 32% do VD e será utilizado para temperar 300g Carne de Panela, que servirá à 3 pessoas, o que dará 8% do VD para cada pessoa. E para contribuir com uma alimentação ainda mais equilibrada e com menor teor de sódio, as indústrias possuem opções de caldos com redução de até 30% de sódio.

A coach em nutrição Lara Natacci dá 7 dicas para compor uma alimentação equilibrada:

1- Leia os rótulos dos alimentos;
2- Prefira pães, arroz e massas integrais;
3- Prefira fontes de gorduras insaturadas como castanhas e óleos vegetais;
4- Não adicione sal às preparações prontas.
5- Retire o saleiro da mesa;
6- Dê preferência às carnes magras, como frango, peixe e carnes vermelhas sem gordura aparente;
7- Consuma regularmente frutas, verduras e legumes e leguminosas.

S2Publicom


0 comentários:

Postar um comentário