terça-feira, outubro 18, 2016

Celpe faz ações preventivas para que o calor não prejudique o abastecimento no Sertão

Resultado de imagem para Celpe

.A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está concluindo uma série de ações preventivas em Petrolina, no Sertão, para que o calor intenso do verão não prejudique o abastecimento de energia dos moradores. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões para preparar a rede elétrica para o crescimento da demanda de energia na estação mais quente do ano. Com a alta das temperaturas, os clientes passam a utilizar equipamentos de refrigeração, especialmente, aparelhos de ar condicionado, na potência máxima, exigindo maior disponibilidade de cargas.

Para atender a essa demanda e identificar eventuais sobrecargas, a Celpe tem realizado medição e monitoramento em transformadores para verificar a necessidade de aumento de potência. O sistema de distribuição foi reforçado ainda com a substituição e aumento de capacidade de transformadores. Em algumas situações, além da troca dos equipamentos, são necessárias divisões de circuitos como forma de adequar a demanda em função da disponibilidade do sistema.

Entre as intervenções realizadas em caráter preventivo, estão 23 obras de melhoramento na rede de distribuição de baixa e média tensão que atendem especialmente ao Centro da Cidade, além dos bairros Dom Avelar, Vale do Grande Rio, Rio Corrente, Vila Eulália, Jardim São Paulo e Loteamento Recife. Em todo o perímetro urbano, a Celpe substituiu cabos elétricos, totalizando aproximadamente 24 quilômetros de rede de baixa tensão.

Dicas de economia:

- Desligue o condicionador ou climatizador de ar tão logo o ambiente esteja resfriado
- Substitua os equipamentos de refrigeração de ambiente por ventiladores para manter o clima agradável
- Mantenha os aparelhos limpos para evitar que a sujeira acumulada exija mais esforço do equipamento e maior gasto de mais energia
- Freezers e geladeiras devem ser instalados longe do fogão e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários
- Observar a vedação da borracha da porta da geladeira.
- Coloque o chuveiro na posição verão
- Substituir churrasqueiras e grelhas elétricas por modelos a carvão ou gás
- Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED
- Desligar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados
- Na hora de adquirir novos equipamentos, procurar os que apresentam selo Procel

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário