sexta-feira, setembro 30, 2016

Upae Garanhuns oferece atendimentos especiais em Libras

Cintya é primeira intérprete de Libras na UPAE Garanhuns

A assistente administrativa Cintya Santos, estudante de Administração, foi indicada pela UPAE Garanhuns para a realização do curso de Libras, oferecido pela Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE). Cintya iniciou as aulas no começo deste ano, em turma de 30 pessoas, e já está no módulo intermediário.

Após realizar o módulo inicial, de 60h/a, com duraçao de quatro meses, Cintya já consegue se comunicar com surdos e auxilia nos atendimentos especiais a estes pacientes na UPAE Garanhuns. "Já tivemos algumas oportunidades nas quais a nossa funcionária capacitada em Libras auxiliou o atendimento, proporcionando total entendimento entre o paciente e o médico. Por conta disto, estaremos ofertando o curso de Libras a outros funcionários de nossa unidade", relata o Coordenador Geral, Gustavo Amorim. 

Os funcionários capacitados em Libras estarão à disposição de todos os setores da Upae Garanhuns.

CURSO DE LIBRAS

O curso gratuito é realizado em um dia por semana e as aulas acontecem na Escola Estadual Lions, em Garanhuns, ministradas pelo intérprete de Libras Josivaldo Lucena e pelo instrutor Felipe Pires, que é surdo e tem realizado um trabalho elogiado na ampliação do número de profissionais com domínio da linguagem de sinais na região.

Os participantes, após conclusão dos módulos inicial, intermediário e avançado, com duração de pouco mais de um ano, recebem certificados e estão aptos a serem intérpretes, após exame de proeficiência, e se tornarão habilitados, inclusive profissionalmente.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

No dia em que colhemos estas informações, a turma de Libras 2016, realizava uma atividade de teatro para contar um pouco da história da Língua Brasileira de Sinais, considerada oficial no Brasil. Ao final, o instrutor Felipe Pires recebeu uma bela homenagem dos seus alunos.

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Ronaldo Cesar Carvalho/Ascom UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário