terça-feira, setembro 27, 2016

Simpósio vai discutir questões do rio São Francisco


Acontecerá de 8 a 11 de novembro, em Aracaju (SE), o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), o evento terá como tema central “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro” e contará com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, que vai falar sobre o Plano de Recursos Hídricos do São Francisco. O simpósio será realizado no auditório do Hotel Radisson, em Atalaia, e já está com inscrições abertas no site da própria ABRH.

De acordo com a programação, haverá mesas redondas, conferências, apresentações de trabalhos técnicos que discutirão temas como usos múltiplos das águas do rio São Francisco; uso e manejo do solo em bacias hidrográficas; gestão participativa; saneamento básico, entre outros, além de lançamento de livros. A expectativa é de uma presença de pelo menos 600 participantes interessados nas questões relacionadas aos recursos hídricos. O tema vem atraindo cada vez mais interesse dos diversos segmentos, visto que se registra um cenário de crise hídrica no País.

Membro do CBHSF, superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe e presidente da comissão organizadora do simpósio, Ailton Francisco da Rocha sintetiza bem o momento vivenciado atualmente pela região nordestina, quando se trata de escassez hídrica, o que justifica o encontro. “O Nordeste atravessa uma das piores secas da história. Estima-se que o prejuízo atual totalize 8 bilhões de dólares, aliado à necessidade de uma maior demanda desse bem público necessário para alavancar o desenvolvimento do Brasil”, afirma.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário